Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar vai renovar F-Type e protótipos já rolam no Nurburgring

By on 2 Julho, 2019

Após seis anos de carreira com muitos altos e baixos, o F-Type vai, finalmente, ter uma renovação. 

Se alguém esperava uma revolução, pode esquecer isso, pois a Jaguar preferiu evoluir o carro do que propor algo diferente ao mercado. E claro que a gama não seria a mesma sem um coupé e um roadster desportivo, seria trair a memória da marca.

Assim, o F-Type continuará a fazer parte do catálogo da Jaguar e está a caminho de uma renovação profunda, mas que não deixa de manter a ligação ao atual modelo. Diferenças vão existir na frente, com os faróis a passarem a ser horizontais e não verticais como até agora, ficando a par dos restantes modelos da marca. O para choques e a grelha dianteira são conhecer alterações devido a essa mudança.

O chassis continuará a ser feito em alumínio, mas receberá muitas alterações para lhe melhorar o desempenho, ao passo que debaixo do longo capô as novidades serão maiores.

O anterior V8 de 5.0 litros com compressor, velho e gastador dará lugar a um novo V8, desta feita de pedigree alemão. Sim, o novo V8 do F-Type será o 4.4 litros biturbo da BMW. Quanto ao V6, igualmente velho e gastador, será reformado e no seu lugar aparecerá um bloco de seis cilindros, mas em linha, os mesmos que surgem no Range Rover Sport. Aqui começa a surgir a hibridização, ainda que ligeira e com a tecnologia de 48 volts. 

Não há certezas, mas a Jaguar pode estar a pensar em fazer uma versão alongada do F-Type com 2+2 lugares e uma inédita motorização elétrica, a mesma do i-Pace, reforçada em termos de performances. Algo que parece complicado perante a plataforma do F-Type. Seja como for, os modelos em ensaio são de dois lugares e com motores de combustão interna. Não será de descartar que num futuro mais ou menos próximo, a Jaguar possa pegar na plataforma do i-Pace e fazer um desportivo elétrico com quatro lugares com formato de coupé. Agora com base no F-Type, temos sérias dúvidas que isso aconteça.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)