Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar vai tornar-se marca 100% elétrica já em 2025

By on 15 Fevereiro, 2021

Thierry Bolloré, o novo CEO do Grupo Jaguar Land Rover, anunciou a estratégia do grupo para os próximos anos com algumas mudanças drásticas e, claro, a eletrificação no topo da “cadeia” de prioridades. Começando pela Jaguar, a marca britânica vai passar por uma “transformação dramática” para conseguir dar a volta aos maus resultados de vendas dos últimos anos. Para tal, Bolloré acredita que o futuro tem de passar pela eletrificação com o foco nos segmentos de luxo. Assim, a partir de 2025 vamos ter uma Jaguar 100% elétrica e todos os modelos vão recorrer a uma plataforma dedicada que se encontra em fase de desenvolvimento.

Já na Land Rover, o processo de eletrificação também vai acontecer, mas de forma menos urgente. Segundo o novo plano do Grupo, a Land Rover vai continuar a oferecer motores a combustão, ainda assim, vamos conhecer um total de seis variantes 100% elétricas nas gerações atuais dos modelos em comercialização. Apesar de não especificar, sabemos que o primeiro modelo 100% elétrico chega em 2024. Até ao fim da década é esperado que toda a gama seja 100% elétrica.

Por fim, para este futuro eletrificado, Bolloré afirma que não têm planos para fechar qualquer uma das fábricas atuais. Contudo, as instalações de Castle Bromwich podem passar por uma reformulação num futuro não muito distante. “Em primeiro lugar, vamos continuar a produzir os modelos existentes até ao fim de ciclo de cada um. Depois, nós vamos explorar as oportunidades para renovar a fábrica”, podemos ler em comunicado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)