Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar XE recebe renovação que pode ser a última

By on 7 Janeiro, 2019

A vida da Jaguar não está a ser fácil e o grupo Jaguar Land Rover conhece, mesmo, dias complicados que fizeram o grupo resgatado à Ford Motor Company em 2008 pelo grupo indiano Tata, deslizar de um robusto lucro para um prejuízo inesperado. O XE veio tomar o lugar do infeliz X-Type (um Mondeo travestido de Jaguar) com muita tecnologia e inovação.

Lançado em 2014, o Jaguar XE tinha tudo para ter uma carreira de sucesso olhando às suas características, mas tal como sucedido com o X-Type, as vendas não foram fantásticas e em 2018 as vendas não foram além das 10 476 unidades, quase menos 8 mil unidades que em 2017. Isto no mercado europeu.

Apesar de todas as convulsões, a Jaguar não deixa cair a berlina XE e vai oferecer-lhe um “restyling” que será revelado este ano. O modelo continuará sem versão carrinha, um sério “handicap” para o XE, mas a Jaguar acredita que o modelo poderá ter mais sucesso com esta alteração, mais profunda que apenas uma mudança de estilo.

As mudanças neste particular devem concentrar-se nos para choques dianteiro e traseiro e nos farolins traseiros, sendo que não está fora de possibilidade a Jaguar alterar a forma dos faróis do XE. Tecnicamente, o XE vai manter os mesmos motores – a gama é recente – mas vai receber uma novidade, a arquitetura de 48 volts que permite hibridizar o modelo de forma ligeira com um alternador gerador que dá uma ajuda ao motor térmico. Desta forma iriam ser reduzidos os consumos e as emissões, pois a Jaguar não poderá mexer muito mais no peso, pois o XE, apesar de utilizar muito alumínio, é um carro pesado.

No interior, haverá um novo sistema multimédia e a Jaguar introduzirá novas ajudas á condução. Mas o XE não terá vida fácil quando olhamos para a concorrência, BMW Série 3, Mercedes Classe C, Audi A4, Volvo S60/V60.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)