Jaguar XE SV Project 8 disponível a partir de Agosto

By on 30 Maio, 2018

A montagem à mão do Jaguar XE SV Project 8, o carro de estrada mais potente, ágil e com melhor desempenho da Jaguar terá início em Junho de 2018. Os primeiros modelos do Project 8, uma edição limitada de sedans desportivos com desempenho de um supercarro, começarão a ser entregues aos comparadores já este verão.

O Project 8, um modelo All-Wheel Drive 600PS 5.0-litros sobrealimentado V8 gasolina, com uma velocidade máxima de 320 km/h, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.7 segundos*, e já estabeleceu um novo recorde, como carro de quatro portas de produção em série, no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. No ano passado, o modelo conseguiu a volta mais rápida com 7 min 21,23 seg, mais rápido do que a maior parte dos supercarros. Está disponível em duas versões: com 4 assentos ou com a configuração mais leve Track Pack de dois assentos, que consegue uma melhoria na rigidez de torsão de 27% em relação ao modelo de 4 assentos (o Track Pack é um modelo opcional e com um preço mais elevado).

John Edwards, Jaguar Land Rover Special Operations Managing Director, diz: “A equipa da SV aposta na construção de veículos topo de gama, visando ultrapassar todas as fronteiras estabelecidas no que toca a luxo, desempenho e capacidade todo-o-terreno. O Project 8 é um excelente exemplo do que acontece quando a projetistas, engenheiros e construtores especializados empenhados é dada a oportunidade de criar um veículo desportivo com um desempenho extremo.”

Sendo o veículo SV mais apostado numa condução em estrada produzido até à data, o Project 8 conta com várias modificações na estrutura de alumínio leve do premiado XE, incluindo: para-choques em fibra de carbono com entradas de ar melhoradas, capot em fibra de carbono com entradas de ar, cavas das rodas alargadas para acomodar as jantes de alumínio forjado de 20 polegadas, repartidor frontal ajustável, carroçaria plana, para-choques traseiro em fibra de carbono com repartidor integrado, e asa traseira aerodinâmica ajustável. Estas melhorias fazem com que o Project 8 seja o sedan V8 mais leve e mais intencional da Jaguar.

Para garantir o máximo desempenho em estrada ou pista, o Project 8 aperfeiçoou a suspensão dianteira de braço duplo e a suspensão traseira de ligação integral do XE, melhorou as molas helicoidais duplas (ajustáveis em altura diminuindo em 15 mm a distância ao solo) e as juntas esféricas desportivas.

Também estreia o novo sistema de travagem de disco de carbono/cerâmica e os rolamentos de cerâmica de nitrato de sílica, inicialmente utilizados nos carros da Fórmula 1 e agora aplicados pela primeira vez num veículo de estrada, juntamente com um Electronic Active Differential (EAD) traseiro com arrefecedor de óleo – uma estreia no XE.

Para maximizar a tração, o Project 8 utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift All-Wheel Drive de oito velocidades da Jaguar. Capaz de mudar de velocidade em apenas 200 milissegundos, e de levar a cabo uma mudança não sequencial – da 8ª para a 2ª em casos extremos, por exemplo -, confere uma precisão e fiabilidade inigualável ao veículo com um binário surpreendente.

Mark Stanton, Special Vehicle Operations Director, refere que “com o Project 8 criámos um carro rápido, divertido de conduzir e cativante que encoraja à sua condução. A potência e a manobrabilidade do Project 8 atingiram um patamar nunca antes visto na Jaguar. Nada faltou na altura de fazer deste o melhor Jaguar de sempre.”

 Os travões em carbono/cerâmica – Carbon Ceramic Brakes (CCB) -, do Project 8 contam com dois discos dianteiros de 400 mm com seis pistões e pinça deslizante, enquanto que os dois discos traseiros de 396 mm utilizam óleo sintético de travões para veículos de competição – Synthetic Racing Fluid (SRF). Com esta mais recente tecnologia, obtém-se um melhor desempenho do pedal, melhor resistência ao esmaecimento e maior longevidade nas condições mais exigentes.

O sistema Electronic Active Differential (EAD) funciona em conjunto com o sistema Intelligent Driveline Dynamics para otimizar o binário disponibilizado a cada uma das rodas traseiras. Juntamente com um maior diâmetro dos eixos dianteiros e traseiros, o sistema EAD garante uma excelente tração e potência em estrada e contribui igualmente para os excelentes tempos conseguidos em pista pelo Project 8.

As jantes e os pneus do Project 8 têm as maiores dimensões alguma vez aplicadas num sedan desportivo da Jaguar. Com 9.5 x 20 polegadas na dianteira e 11 x 20 polegadas na traseira, as jantes de liga de alumínio forjado foram concebidas para serem leves e resistentes. Para revestir as jantes a marca apostou nos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, a única opção.

Este é também o primeiro Jaguar equipado de série com o sistema Track Mode. Nas condições mais extremas, e no modo ‘Track’, o Project 8 fornece uma força descendente de 122 kg a 300 km/h – 25% mais do que o seu rival mais próximo. O modo Track configura os controlos de condução e de estabilidade para circuito, otimizando o binário, a caixa de velocidades e a resposta de direção e programando os amortecedores para uma configuração mais agressiva.

David Pook, Project 8’s Vehicle Dynamics Manager, afirma: “Sempre apostámos no desenvolvimento e evolução deste carro desde o início da sua produção, para fazer dele o melhor de sempre. A suspensão é mais forte para poder acompanhar o seu potente motor. Os braços da suspensão também foram reforçados e os travões aperfeiçoados ao máximo para obter o máximo rendimento e desempenho”.

 “Mais as maiores alterações foram a nível do software. Levámos a cabo inúmeros pequenos ajustes – para aumentar o rendimento, a resposta e a adaptabilidade do veículo. Continuamos a apostar na melhoria dos veículos da marca e em transpor novas barreiras. Seis meses depois, este é um veículo mais rápido, com melhor manobrabilidade, com melhor resposta. O esforço valeu a pena”, acrescenta o responsável.

Para utilização em circuito, a opção Track Pack poupa 12,2 kg ao substituir os assentos dianteiros em magnésio pelos assentos de corrida em fibra de carbono. Os cintos de segurança de competição de quatro pontos de fixação conferem uma segurança extra juntamento com o sistema de extinção de incêndios. Os assentos tarseiros e cintos de segurança foram retirados da versão Track Pack e substituídos por um painel revestido exclusivo do Project 8 e por um sistema de retenção de segurança.

O Project 8 encontra-se disponível em oito cores – três delas bastante apelativas: Fuji White, Narvik Black e Caldera Red, mais cinco opções SV Design com cores e acabamentos da SV Premium Palette: Valencia Orange, Velocity Blue, Meribel White, Verbier Silver e Corris Grey. Os Project 8 equipados com o Track Pack distinguem-se pelo tejadilho em Gloss Black e pelas faixas duplas exteriores.

Os proprietários também poderão personalizar o seu veículo com cores opcionais e acabamentos da SV Premium Palette range, que inclui 19 cores com três camadas, revestimento transparente colorido, pigmentação perolada, acabamentos ChromaFlairTM e acetinados. Também se encontram disponíveis pacotes de decalque com motivos de corrida, acentuando as características de alto rendimento do Project 8.

O lema do alto rendimento continua no interior, com a subtil utilização de fibra de carbono brilhante e Alcântara no volante desportivo do Project 8 Sports, painel de instrumentos e interior das portas. A caixa de 8 velocidades Quickshift pode ser manobrada através das alavancas do volante ou da manete central – mais um exclusivo do XE.

O Project 8 tem um preço de venda a partir de 232.400€ e é a segunda Edição de Colecionador Jaguar da Special Vehicles, depois do F-TYPE Project 7 de 2014. Disponível para entrega a partir do mês de agosto. Todos os modelos Project 8 serão montados à mão e apenas com volante à esquerda.

Ficha Técnica Jaguar XE SV Project 8 

Motor e Transmissão

Cilindrada (cc) – 5.000

Cilindros – V8 Sobrealimentado gasolina

Potência (cv) – 600

Binário (Nm) – 700 3.500 – 5.000 rpm

Transmissão – Caixa automática de 8 velocidades, tracção integral

Prestações e consumos 

Aceleração 0 aos 100 km/h (seg.) – 3,7

Velocidade máxima (km/h) – 320

Consumo combinado (l/100 km) – 11

Emissões CO2 (g/km) – 254

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