Jaguar XJ220 tem novamente ‘que calçar’

By on 3 Abril, 2017

Por mais incríveis que sejam, todos os veículos, nos dias de hoje, continuam a precisar de algo tão óbvio quanto o ser humano de ar para respirar. Neste caso, falamos de pneus. Algo de que o Jaguar XJ220 – um superdesportivo com motor 3.5 litros, V6 biturbo que teve uma produção limitada a 275 unidades – esteve privado durante mais de dez anos. Digamos, até poderiam haver, mas não foram desenvolvidas borrachas novas.

IMG_6265
Por isso, a Bridgestone colocou mãos à obra e trabalhou no desenvolvimento de novos pneus em parceria com a Don Law XJ220. O projeto foi anunciado pela Bridgestone em setembro de 2016 e vinha responder aos desejos dos adeptos de automóveis clássicos. Em quatro meses, 17 especificações técnicas e centenas de voltas à pista depois, os protótipos foram produzidos, avaliados e testados, recebendo o aval final de todos os intervenientes. Resultado: “É possível afirmar que os novos pneus superam os originais que equiparam este carro”, é revelado em comunicado.

Justin Law celebrates the availability of the new tyre

A 24 de março, Justin, a Don Law e a equipa de desenvolvimento da Bridgestone, juntamente com Andy Wallace, John Nielsen, Alastair Macqueen e Shinichi Watanabe, reuniram-se para reviver a experiência do automóvel de pré-produção original da Don, com chassis nº. 004. Nas palavras de Justin Law: “Não precisam de acreditar apenas na minha palavra. Em conjunto com a Bridgestone, reunimos a equipa de engenheiros e pilotos de há 25 anos atrás, e portanto, estava quase garantido que o trabalho seria bem feito”, acrescentando: “Um projeto desta dimensão não pode ser mantido em segredo. Os amantes da condução, de todo o mundo, reconhecem o valor e o legado do Jaguar XJ220, e por essa razão decidimos contar a sua história através de um filme.” Aqui fica uma amostra:

https://youtu.be/YqCvls0oXjY

4
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
João PereiraV8_scars Recent comment authors
recente antigo mais votado
João Pereira
Visitante
João Pereira

Estou bastante aliviado. O meu já tinha os pneus com as telas à vista, e está a chegar a inspecção.

V8_scars
Visitante
V8_scars

Lol, o caricato é este carro ter sido uma espécie de fiasco pela falta de encomendas, apesar de ainda hoje o considerar dos mais espectaculares super carros dos anos 90.
Custa é ver um marmanjo trepar para cima do carro com um pneu às costas.

João Pereira
Visitante
João Pereira

Caro V8_scars, este carro não tem nada de caricato, nem foi um fiasco por falta de encomendas. O problema foi que era suposto ter um V12 7 litros atmosférico derivado dos carros de Le Mans feitos pela TWR, e quando começaram a entregar os carros aos fregueses, entregaram-lhes V6 do Metro 6R4 de ralis, aos quais adicionaram 2 turbos para chegar aos 600bhp anunciados. Já agora, esse V6 do Metro 6R4, era um V8 Rover com menos 2 cilindros, que nasceu americano: Buick! Sim, o V8 3.5 dos Rover, Range Rover, Land Rover, Morgan, que chegou a 4.6, e que… Ler mais »

João Pereira
Visitante
João Pereira

Não me leve a mal. Mas adoro o carro, e acho que o problema é que a Jaguar (perdoe a redundância, que adoro) vendeu gato por Jaguar nessa altura, provavelmente por causa de um contrato mal feito com Mr. Tom Walkinshaw (TWR – Tom Walkinshaw Racing).
Felizmente, mesmo pertencendo hoje em dia ao Mr. Tata (da India), parece que a coisa está a ir no bom sentido, se excluirmos os eléctricos, híbridos e afins.