Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Jim Hackett abandona cargo de CEO da Ford

By on 5 Agosto, 2020

Para o seu lugar entra Jim Farley, o COO, já a partir do dia 1 de outubro, tendo como prioridade os veículos comerciais e conectividade.

O atual CEO anunciou a sua retirada no final de setembro, entrando para o seu lugar Jim Farley, o atual COO (chefe de operações). Hackett, com 65 anos, liderava a Ford desde maio de 2017 e orientou uma substancial reorganização do seu modelo de negócio global. Jim Hackett irá trabalhar lado a lado com Jim Farley até sair pela porta da frente, ajudando á transição. Bill Ford, o presidente executivo, agradeceu a Hackett dizendo que “estou muito agradecido ao Jim Hackett por tudo aquilo que fez para modernizar a Ford e preparar-nos para sermos competitivos e ganhar o futuro.”

Jim Hackett (à esquerda) e Jim Farley (à direita)

Acrescentou Bill Ford que “a nossa visão de produto – liderada pelo Mustang Mach-E, o novo F-150 e o Bronco – está a formar-se. Temos planos claros para a mobilidade elétrica e autónoma, bem como a conectividade, E estamos a tornar-nos muito mais ágeis, o que ficou claro quando formos solicitados para fazer ventiladores e conseguimos fazê-los sem dificuldades.”

Jim Farley assumirá o cargo de CEO depois de 13 anos de serviço na companhia, quando esta entre numa nova fase da sua vida com um novo modelo de desenvolvimento em parceria com a Volkswagen e planos avançados para uma gama elétrica. Segundo Bill Ford, “este é o momento certo para deixar Hackett ter descanso e promover Farley a CEO.”

O executivo norte americano com 58 anos, passou 17 anos na Toyota, liderando a formação da marca dedicada aos jovens, a Scion e mais tarde assumiu os destinos da Lexus. Depois caminhou para a Ford, recebendo de Bill Ford o elogio, quando este disse que “Jim Farley é um ‘car guy’ e o automóvel está no seu coração e é a sua paixão.” E o presidente executivo deixou claro que “não espero que haja mais alterações na gestão da empresa.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)