KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia acelera eletrificação: novo EV5 e dois protótipos EV3 e EV4

By on 13 Novembro, 2023

A Kia apresentou agora a sua estratégia global de eletrificação no seu ‘EV Day’, realizado anualmente. Esta ‘Revolução EV’ passa pela expansão da gama e crescimento da infraestrutura de carregamento. Foram desvendados três novos modelos elétricos de pequena a média dimensão, o Kia EV5, um SUV compacto elétrico de produção, concebido para satisfazer as necessidades das famílias, o Kia Concept EV3, uma visão da Kia para um SUV compacto elétrico, prático e divertido de conduzir, e o Kia Concept EV4, uma redefinição do sedan elétrico, com formas que se regem pela filosofia de design ‘Opposites United’

A Kia apresentou três novos modelos elétricos de pequena a média dimensão no Kia EV Day, iniciativa que se realiza anualmente na Coreia, reafirmando a sua estratégia global para liderar e acelerar a “revolução EV”. Durante o evento, a Kia deu a conhecer a sua visão de “EV para todos” e o modo como pretende expandir de forma rápida e expressiva o seu portfólio de modelos EV.

A afirmação bem-sucedida enquanto marca de veículos elétricos, com o lançamento do EV6 e do EV9, reflete-se na forma como está agora a ampliar a gama, com propostas que constituem novas opções na transição para a mobilidade elétrica.

A apresentação incluiu a estreia do EV5, um SUV elétrico compacto para famílias da geração do milénio, bem como de dois protótipos: o Kia Concept EV3, que visa oferecer muitos dos benefícios do Kia EV9 num SUV compacto, e o Kia Concept EV4, que reinventa os sedans elétricos com um design disruptivo. Além destas revelações, o evento foi uma oportunidade para reafirmar a estratégia EV da Kia, que tem por objetivo melhorar a comodidade para o cliente e a fiabilidade, bem como enfrentar preocupações comuns, nomeadamente as relacionadas com a infraestrutura de carregamento.

“A Kia está profundamente focada em fornecer soluções para as dúvidas que continuam a causar hesitação no momento de adquirir um EV. Vamos cumprir as expectativas dos clientes, oferecendo uma gama completa de modelos desse tipo com diferentes patamares de preço e melhorando a disponibilidade da infraestrutura de carregamento”, refere o presidente e CEO, Ho Sung Song.

“Ao afirmar-se como marca fornecedora de soluções de mobilidade sustentável, a sua transição para a eletrificação é uma obrigação e não uma opção. Ao desenvolvermos uma tecnologia EV avançada, um design ousado e serviços intuitivos, que aplicamos a toda a nossa gama de veículos elétricos, o nosso objetivo final consiste em fornecer o valor único da Kia ao maior número possível de pessoas. A aceleração em direção à eletrificação começa agora”, conclui.

A marca também desvendou os seus planos para melhorar as diversas ofertas no que respeita à experiência do cliente, incluindo a simplificação das diferentes funções numa aplicação de smartphone muito intuitiva, a introdução de novos serviços nas suas localizações físicas e a prestação de serviços de inteligência artificial (IA) no veículo.“A Kia pretende fornecer soluções de mobilidade sustentável e satisfazer as necessidades dos seus clientes, eliminando as dificuldades percepcionadas. Queremos tornar todo o percurso do cliente, desde o digital ao offline e às interações no veículo, o mais fácil e agradável possível. Isso inclui as etapas de pré-compra, compra e pós-compra”, explica o diretor da Divisão de Marca e Experiência do Cliente, Charles Ryu.

“Continuaremos a satisfazer as necessidades dos nossos clientes através de novas plataformas e tecnologias digitais, para que possamos continuar a encontrar formas melhores de progredir. E isto porque, na essência do ADN da Kia, está a promessa de oferecer soluções de mobilidade sustentável mais avançadas que melhorem a vida das pessoas”, reforça.

O objetivo da marca consiste em atingir a meta anual de vendas de um milhão de veículos elétricos até 2026 e aumentá-la para os 1,6 milhões até 2030, num processo impulsionado pelos produtos e iniciativas revelados no Kia EV Day. Estratégia: expandir a gama e a infraestrutura de carregamento, para tornar os EV mais acessíveis

A Kia anunciou o seu plano de desenvolvimento de uma gama de EV alargada, com preços entre os 30 mil e os 80 mil Euros, recorrendo não só aos modelos existentes (tais como o EV6 e o EV9), mas também a propostas futuras destinadas aos populares segmentos B e C. Nesse sentido, a marca pretende introduzir EV de menores dimensões (como o EV5, o EV4 e o EV3), tendo em vista acelerar a adoção generalizada de automóveis elétricos.

Estão em curso esforços para estabelecer um sistema fiável para a produção de EV e fornecimento de baterias, sendo objetivo da marca expandir as suas instalações de produção de EV à escala global para um total de oito até 2025. Estas instalações abrangerão pesquisa, desenvolvimento, produção e fornecimento, com a Coreia como hub central. Na Europa, a marca concentrar-se-á na produção de EV de pequena e média dimensão, enquanto na China a ênfase será colocada em modelos de média e grande dimensão. Na Índia, serão produzidos modelos EV estrategicamente concebidos e adaptados para os mercados emergentes. A Kia também prevê introduzir uma gama diversificada de modelos EV na América do Norte, em resposta à Lei sobre a Redução da Inflação (IRA). Além disso, a marca está a estabelecer ativamente joint ventures de baterias, com o objetivo de garantir um sistema global de fornecimento de baterias estável e em sintonia com a sua rede global de produção de EV.

Mais pormenores noutros artigos, posteriormente…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)