Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço
Caramulo Motorfestival: Kia leva paixão pela mobilidade sustentável

KIA EV6 é o novo Carro do Ano 2022

By on 28 Fevereiro, 2022

O novo KIA EV6 acaba de ser revelado como o Carro do Ano de 2022. Depois de uma lista de finalistas composta por sete dos mais recentes automóveis a chegar ao mercado, o primeiro automóvel da marca coreana a ser desenvolvido inteiramente com esta finalidade, acabou mesmo por ser o que conquistou a pontuação mais elevada e acaba por destronar o Toyota Yaris, vencedor da edição de 2021.

O novo KIA EV6 supera assim modelos como o Cupra Born, o Ford Mustang Mach-E, o Hyundai IONIQ 5, o Peugeot 308, o Renault Mégane E-Tech Electric e o Skoda Enyaq iV, sagrando-se como o vencedor da edição deste ano do Car Of The Year, depois de uma lista inicial que incluía 39 modelos.

Em termos de pontuações, foi assim que ficou composta a votação final:

1º KIA EV6 – 279 pontos

2º Renault Mégane E-Tech Electric – 265 pontos

3º Hyundai IONIQ 5 – 261 pontos

4º Peugeot 308 – 191 pontos

5º Škoda Enyaq iV – 185 pontos

6º Ford Mustang Mach-E – 150 pontos

7º Cupra Born – 144 pontos

Além de ser a primeira vez que um modelo coreano conquista esta distinção, é também inédito o facto de seis dos sete finalistas serem automóveis totalmente elétricos, ficando apenas um dos finalistas como um modelo que inclui motorizações a gasolina e diesel, mas também opções híbridas plug-in.

Da lista de jurados, fazem parte 61 nomes, provenientes de 23 países, incluindo Portugal, que escolhem anualmente o modelo que mais se destaca perante todos os outros, já desde o ano 1964. Os prémios do Carro do Ano costumam ser anunciados no primeiro dia do histórico Salão de Genebra, mas como a edição deste ano foi cancelada devido à pandemia, os resultados finais do Carro do Ano foram transmitidos online.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)