Como prolongar a vida do seu carro elétrico?
KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia

KIA EV9 concept, o próximo membro da família de elétricos da marca

By on 18 Novembro, 2021

O Kia EV9 Concept tem características técnicas semelhantes às do Hyundai Seven, mas com filosofias de design e habitáculo distintas.

A Kia também marcou presença no Salão Automóvel de Los Angeles, local esse onde revelou o EV9 Concept, um novo protótipo elétrico que dará origem a um novo membro da família EV. Tal como o “primo”, Hyundai Seven concept, o EV9 é construído com base na plataforma modular E-GMP com 3100 mm de distância entre eixos. No interior, a Kia recorreu a um ecrã interativo de 27 polegadas onde se concentram todas as informações e comandos do veículo, desde ar condicionado, multimédia ou funcionalidades de conforto.

Uma das grandes novidades do EV9 Concept é a exploração de novas perspetivas de experiências a bordo e, para tal, criaram três modos de interior distintos. O primeiro, o “Active Mode”, será utilizado para quando o veículo está em andamento. Quando o mesmo se encontra imobilizado, os clientes podem escolher entre o “pause mode” ou “enjoy mode”. O primeiro, torna o habitáculo numa espécie de lounge ao oferecer a possibilidade dos passageiros interagirem através do virar dos bancos. Assim, os passageiros da primeira fila podem ficar frente a frente com os da terceira, enquanto os bancos da segunda fila se convertem numa mesa. Já o “enjoy mode” torna o habitáculo num espaço de lazer ao alterar a configuração das três filas de bancos.

Exterior digital

No exterior, a Kia optou por redesenhar a já conhecida secção dianteira “Rosto de Tigre”. A ausência da tradicional grelha permite a reinterpretação da mesma, com a marca sul-coreana a optar pela utilização de um painel de luz com um padrão específico. Para além disso, as zonas das condutas de ar do capot são utilizadas como painéis solares, energia essa que é transmitida à bateria do veículo. Outro dos destaques do exterior do Kia EV9 Concept é a possibilidade de retrair as barras de tejadilho, melhorando assim a aerodinâmica do conjunto. Tudo isto é acompanhado por um design robusto e moderno com a utilização de várias linhas retas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)