Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque
Kia K4: Primeira amostra, antes da apresentação oficial

Kia EV9: O SUV do futuro

By on 30 Maio, 2023

O novo Kia EV9 é primeiro SUV 100% elétrico da marca com três filas de bancos e seis ou sete lugares. Estética ousada, com o design “Opposites United” (“Opostos Unidos”) exclusivo da Kia, aliada a versatilidade e conectividade multifacetada são alguns dos seus principais atributos e que o tornam apto para qualquer tipo de utilização, conjugados com uma autonomia de até 541 quilómetros (segundo o ciclo WLTP).

Construído sobre a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, o EV9 está na linha da frente do segmento de automóveis mais popular da Europa. A distância entre eixos longa, conjugada com uma arquitetura de veículo elétrico totalmente plana, oferece um espaço amplo para todos os ocupantes, com um elevado nível de conforto nas suas três filas de bancos. Quando o veículo está parado, o utilizador pode escolher entre a função de relaxamento ou giratória para os bancos da segunda fila. Os bancos de relaxamento oferecem um conforto superior, ao passo que os bancos giratórios podem ser rodados de forma a ficarem de frente para os ocupantes da terceira fila. O EV9 apresenta ainda outras inovações que tornam as viagens mais confortáveis e cómodas, nomeadamente os espelhos retrovisores exteriores digitais, os manípulos exteriores embutidos e automáticos das portas e o Ecrã Panorâmico Triplo.

A autonomia de até 541 km é complementada pelo carregamento ultrarrápido, que consegue disponibilizar mais 239 km em apenas 15 minutos. O EV9 está também equipado com uma função de carregamento bidirecional, o que significa que é possível não só carregar o veículo recorrendo a uma wallbox ou posto público, mas também utilizar a energia armazenada na bateria propulsora para alimentar dispositivos eletrónicos – ou até mesmo, no futuro, habitações.

O EV9 é igualmente o primeiro modelo da marca coreana que pode ser atualizado através da loja Kia Connect, que permite atualizar e personalizar o veículo com as funcionalidades desejadas.

Integrando o primeiro grupo de modelos que oferecem condução autónoma de nível 3 na Europa, o EV9 transporta consigo o ADN do futuro, ajudando a abrir o caminho para uma mobilidade livre de emissões, totalmente conectada e autónoma.

O Kia EV9 está disponível com tração traseira ou com tração integral. Ambas as versões são fornecidas com uma bateria de 99,8 kW de quarta geração da Kia. A versão com tração traseira possui um motor de 150 kW e um binário máximo de 350 Nm. Com uma velocidade máxima de 185 km/h, este grupo propulsor permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos e oferece uma autonomia exclusivamente em modo elétrico de até 541 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Já a versão com tração integral é propulsionada por dois motores gémeos de 141 kW, que garantem um binário máximo de 250 Nm para o eixo dianteiro e 350 Nm para o eixo traseiro no modelo de base e de 350 Nm para ambos os eixos no modelo GT-line. Esta versão atinge uma velocidade máxima de 200 km/h, conseguindo acelerar dos 0 aos 100 kmh em 6,0 segundos e 5,3 segundos (modelo de base e GT-line, respetivamente). A autonomia máxima estimada (WLTP) é de 497 km.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)