KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia lança nova tecnologia de carregamento Plug & Charge: “simplificar a transição”

By on 2 Outubro, 2023

A Kia está a introduzir a tecnologia Plug & Charge nos seus veículos elétricos na Europa, novidade que já estará disponível no EV9 à data do seu lançamento, e que será gradualmente disponibilizada na restante gama eletrificada da marca.

Esta funcionalidade permite aos clientes da Kia ligarem o seu veículo elétrico a qualquer estação de carregamento pública compatível e iniciarem o carregamento de imediato – uma vez que a autenticação é totalmente automatizada, não requer identificação adicional ou qualquer etapa intermédia.

Com esta proposta, a Kia passa a oferecer a mais recente tecnologia de carregamento, rápida, cómoda e segura: “O Plug & Charge é uma tecnologia muito conveniente, que permite um menor manuseamento e resulta num processo mais rápido e simples”, refere o vice-presidente de Marketing e Produto da Kia Europe,Sjoerd Knipping, “Ao proporcionarmos aos nossos clientes uma oferta de veículos elétricos em conjunto com soluções de carregamento avançadas, estamos a simplificar a transição para a mobilidade sustentável, além de reforçarmos a nossa posição num segmento de mercado altamente competitivo na Europa”.

Carregamento totalmente automatizado, fácil e seguro

O Plug & Charge é essencialmente um método de identificação integrado diretamente no veículo, permitindo que este estabeleça comunicação com estações de carregamento compatíveis. O cliente apenas tem de ligar o seu veículo à estação de carregamento para que o processo seja automaticamente iniciado. O sistema cumpre todos os requisitos em matéria de segurança, apesar de não serem necessários quaisquer passos intermédios. Até agora, com os procedimentos de carregamento normais, o cliente precisava de verificar primeiro a sua conta no posto de carregamento antes de iniciar o procedimento, através de um cartão RFID (“Radio-Frequency Identification Card”)ou de uma aplicação móvel como a Kia Charge.

A segurança do sistema é assegurada pela troca de certificados digitais entre o automóvel e o posto de carregamento, que faz a associação da conta do cliente e respetivo contrato com a conta Kia Charge. O ecossistema Hubject Plug & Charge encarrega-se de gerir esta troca de certificados entre as partes envolvidas: operadores de postos de carregamento, operadores de mobilidade e fabricantes de equipamento original (OEM).Esta comunicação ocorre em conformidade com a norma internacional ISO 15118.

O Plug & Charge vem simplificar o processo de carregamento, ao mesmo tempo que se mantêm os benefícios da aplicação Kia Charge: função de navegação, atualizações em tempo real sobre taxas de carregamento e disponibilidade, e a capacidade de aplicar opções de filtros como tipo de ficha, velocidade de carregamento ou infraestrutura pública.

Utilizando o Plug & Charge, o cliente pode simplesmente iniciar ou prosseguir viagem assim que o carregamento estiver concluído, na medida em que o pagamento será adicionado à fatura mensal de acordo com os termos do seu contrato.

“Juntamente com os seus parceiros, nomeadamente com a DCS (fornecedor de mobilidade), a Hubject (fornecedor do serviço Plug&Charge) e vários parceiros de rede como a IONITY, a Kia está a utilizar toda a tecnologia disponível para melhorar a experiência do cliente”, conclui Sjoerd Knipping.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)