KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia leva ao CES 2019 nova tecnologia para automóveis autónomos

By on 21 Dezembro, 2018

A casa coreana vai revelar no Consumer Eletronics Show (CES) nova tecnologia para veículos de condução autónoma, capaz de ler os estados emocionais dos utilizadores em tempo real.

Conhecida como R.E.A.D (Real Time Emotion Adaptive Driving) este inovador sistema da Kia foi desenvolvido em colaboração com o MIT (Massachusetrs Institute of Technology) e o seu laboratório de informática afetiva. Para a marca coreana, op R.E.A.D pode otimizar e personalizar o interior do automóvel, em tempo real, com potencial para alterar as condições face aos sentidos do ser humano. Tudo para criar uma melhor e mais agradável experiência de mobilidade.

Nada disto será para utilizar num futuro próximo e, por isso, nenhum Kia vai surgir com um interior que muda consoante o estado de espírito do utilizador. A ideia será usar esta tecnologia quando os condutores o deixarem de ser e utilizarem os seus módulos para a deslocação pendular casa trabalho sentados, relaxados a ler o jornal ou a fazer outra coisa qualquer.

Albert Biermann, o novo patrão do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Kia, referiu que “desenvolvemos o R.E.A.D para criar um espaço interior interativo para usar na mobilidade autónoma, convergindo a mais avançada tecnologia de controlo autónomo com um inteligência artificial dotada de emotividade. Assim sendo, o R.E.A.D. irá permitir comunicação contínua entre condutores e veículos através de uma linguagem não falada de sentimento, provendo, desta forma, um espaço orientado para a sensibilidade de cada utilizador em tempo real.”

O espaço da Kia no CES 2019 será chamado de “Space of Emotive Driving” e será palco para a marca apresentar muito do trabalho que está a desenvolver nas tecnologias de mobilidade para o futuro da mobilidade autónoma.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)