Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque
Kia K4: Primeira amostra, antes da apresentação oficial

Kia Picanto X-line chega a Portugal

By on 29 Janeiro, 2018

Inspiração e equipamentos de SUV e a motorização mais potente de sempre: o novo KIA Picanto X-Line, que acaba de chegar a Portugal, representa uma proposta inédita e sem precedentes, não só para a marca, como para o exigente mercado dos pequenos utilitários do Segmento A. Disponível por 14,480 euros, o X-Line vem completar uma gama que se distingue pela multiplicidade de versões.

E se um pequeno modelo de segmento A se apresentasse com linhas de SUV? O desafio foi levado bem a sério pela KIA e o resultado é o Picanto X-Line. A marca levou mais longe a resposta e apresentou uma solução que é mais do que um mero “fogo de vista”: para além do visual inspirado nos SUV da marca, o X-Line tem aptidões técnicas que o colocam num lugar muito próprio: a distância ao solo foi aumentada 15 mm (para 156 mm) e a motorização é a mais potente alguma vez montada no Picanto: nada menos do que o 1.0 T-GDI, uma unidade sobrealimentada por turbocompressor com uma potência de 100 cv.

“O KIA Picanto X-Line é um exemplo claro da maturidade e da capacidade técnica e industrial da KIA”, detalha João Seabra, diretor-geral da KIA Portugal, explicando: “A marca podia ter-se limitado a apresentar um Picanto com ‘ares de SUV’, mas foi mais longe, cumprindo as expectativas de quem procura uma diferenciação real. A postura mais elevada e a motorização potente conferem ao X-Line um caráter próprio e exclusivo, totalmente inédito num segmento eminentemente utilitário, mas no qual acreditamos que há muito espaço para as emoções e para o estilo de vida”.

A nova variante X-Line combina as qualidades do Picanto com o visual inspirado nos crossover e SUV da KIA, tais como o Sportage e o Sorento. O design robusto é vincado por uma gama de cores de contraste, bem como pelos pára-choques de estilo SUV com skidplates de aparência metálica na frente e na traseira. Exclusivos do X-Line são também os acabamentos verde limão (ou em prata) nas molduras da grelha e dos faróis de nevoeiro, enquanto o revestimento preto dos arcos das rodas reforça o efeito visual da distância ao solo elevada.

O novo Picanto X-Line é alimentado pelo motor T-GDI de três cilindros da Kia. Anteriormente disponível apenas na gama cee’d e no novo Rio, este motor compacto está disponível no Picanto pela primeira vez. Além de oferecer alta eficiência e baixas emissões, a construção leve do novo T-GDI combina com o carácter dinâmico e direto que tem sido evidenciado pela condução do Picanto.

O motor T-GDI de 1.0 litros produz 100 cv às 4.500 rpm e um binário de 172 Nm entre as 1.500 a 4.000 rpm, permitindo que o X-Line acelere de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. O novo motor apresenta um consumo médio de 4,5 L/100 km, com emissões de CO2 de 104 g / km (combinado, Novo Ciclo de condução europeu).

O Picanto X-Line surge em Portugal equipado com um leque de dotações especialmente completo, incluindo jantes de liga leve de 16 polegadas, pedais de alumínio, luzes diurnas em LED atrás e à frente, entre outros. Em opção, o X-Line pode ser dotado do sistema de navegação, um pack que inclui um ecrã de 7,0 polegadas ‘flutuante’ no topo do tablier, que acolhe todas as funções do interface HMI (Human Machine Interface), incluindo o Apple CarPlay ™ e Android Auto ™ para integração total de smartphones. Este conjunto inclui ainda a câmara de estacionamento traseira e respectivos sensores de estacionamento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)