KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

KIA: Plástico recolhido dos oceanos vai ser usado em veículos elétricos

By on 11 Setembro, 2023

A reciclagem é cada vez mais um tema forte para os construtores de automóveis, que buscam a sustentabilidade de várias formas. Já tínhamos visto como a Renault trabalha este capitulo, com o novo Scénic. A KIA também segue esse caminho e vai usar plástico recolhido dos oceanos nos seus veículos elétricos.

A Kia planeia utilizar plástico reciclado de um carregamento de 55 toneladas recentemente recuperado o pelo parceiro global da Kia, The Ocean Cleanup, de plástico recolhido do Oceano Pacífico, da A Grande Mancha de Lixo do Pacífico, a maior acumulação de resíduos flutuantes do mundo, com uma área de superfície estimada em 1,6 milhões de quilómetros quadrados, o que equivale a três vezes o tamanho da França. A Ocean Cleanup anunciou a introdução da sua nova tecnologia, o System 03. Quase três vezes maior do que o Sistema 002, o Sistema 03 pode capturar quantidades muito maiores de plástico a um custo mais baixo por quilograma removido numa base contínua durante todo o ano. Também possui uma tecnologia de monitorização ambiental e de segurança mais sofisticada, como a nova escotilha de segurança para animais marinhos, concebida para proteger a vida marinha. Este aumento de escala marca a próxima fase em direção ao objetivo da The Ocean Cleanup de remover 90% do plástico flutuante dos oceanos até 2040.

No presente, a KIA vai utilizar os plásticos recolhidos os colocar nos novos veículos elétricos. No caso do EV9, o SUV totalmente elétrico de 7 lugares da marca, são utilizados resíduos reciclados, incluindo redes de pesca recuperadas do oceano, para criar os tapetes do veículo. Há já várias formas de usar materiais reciclados nos novos veículos, um tema que irá ganhar cada vez mais preponderância no futuro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)