KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia pondera produzir modelos elétricos na Europa

By on 9 Abril, 2019

O cerco aperta-se e as marcas começam a ser criativas para escapar ás multas pesadas que a Comissão Europeia saliva por aplicar a quem não cumprir os draconianos limites de emissões de CO2 a partir de 2020.

Depois da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) ter pago à Tesla milhões de dólares para ter os modelos americanos na sua gama e reduzir a pegada de CO2, eis que a Kia está a pensar produzir os seus veículos elétricos no Velho Continente, escapando aos constrangimentos de fornecimento com que se depara na Coreia e, claro, reduzir de forma sensível as suas emissões de CO2.

Recordamos que a Kia só possui uma fábrica na Europa, em Zilina, na Eslováquia, onde produz o Ceed, Sportage e Venga, a gasolina e a gasóleo. Produzir veículos elétricos na mesma unidade não deverá ser fácil. Contudo, Emilio Herrera, o COO da Kia Motor Europe, já disse que “sabemos que os nossos fornecedores LG Chem e SK Inovation estão a pensar em construir fábricas de baterias na Hungria, República Checa e Eslováquia, pelo que produzir na Europa minimizaria os problemas de fornecimento.”

E o responsável pela marca no Velho Continente parece estar tranquilo sobre a pouca procura de modelos elétricos, porque entende que as vendas “cresceram dramaticamente em vários mercados” embora se tenha olvidado que isso se deve aos incentivos fiscais.

A casa coreana já vende na Europa um modelo elétrico, o e-Soul, produzido na Coreia do Sul e Emilio Herrera acredita que “venderíamos muitos mais modelos elétricos se não tivéssemos constrangimentos de fornecimento na unidade de produção coreana. Por isso, hoje, o nosso problema não é saber quantos carros vamos vender, mas sim quantos carros conseguimos reclamar da fábrica na Coreia!” E deixou um dado interessante: a Kia vendeu mais versões e-Soul que as variantes diesel e gasolina do Soul combinadas!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)