KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia revela novo Ceed em antecipação da sua estreia no Salão de Genebra

By on 15 Fevereiro, 2018

A Kia Motors revelou hoje o novo Ceed, em antecipação da sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional de Genebra, no início de março. Agora na sua terceira geração, este modelo – projetado, desenhado, desenvolvido e construído na Europa – reforça a presença da Kia no segmento C europeu com tecnologias inovadoras, um novo design mais amadurecido e atlético, bem como uma condução mais envolvente.

Desde o início da produção da primeira geração do cee’d, em dezembro de 2006, na então nova fábrica da Kia na Eslováquia, foram construídas mais de 1,28 milhões de unidades. Um novo formato de nome – cee’d passa a Ceed – consolida a sua reputação como um veículo para a “Comunidade da Europa e Europeu no Design” (Community of Europe, with European Design). O modelo da segunda geração totalizou mais de 640 000 unidades desde o início da sua produção, em 2012. Agora, ao entrar na sua terceira vida, espera-se que o novo Ceed alcance um peso ainda maior do total das vendas da Kia na Europa.

À semelhança dos seus antecessores, esta nova geração foi desenhada, desenvolvida e concebida em Frankfurt pelas equipas europeias de Design, de Desenvolvimento de Produto e de R&D da Kia. Será produzida na unidade fabril da marca em Žilina, Eslováquia, juntamente com o Kia Sportage e o Kia Venga.

Michael Cole, Diretor de Operações da Kia Motors Europe, salienta: “O Kia Ceed tem sido uma peça fundamental para o crescimento consistente que a nossa marca tem vindo a registar na Europa desde há mais de uma década. Criado para clientes europeus, o Ceed representou um evento marcante para a Kia quando foi introduzido, em 2006”.

“Partindo desta base sólida, o novo Ceed oferece um design verdadeiramente contemporâneo e muito característico, aliado a tecnologias avançadas que melhoram o conforto, a versatilidade e a segurança. Os novos motores e suspensões tornam a sua condução mais agradável e envolvente, continuando a oferecer os elevados padrões de qualidade a que os clientes da Kia estão acostumados. Este é dos mais inovadores veículos da sua classe”, refere ainda Michael Cole.

O novo Ceed fará a sua estreia ao público no Salão Automóvel de Genebra, em março, onde será desvendado também um segundo tipo de carroçaria. O hatchback de cinco portas começará a ser produzido em maio e as vendas, que ocorrerão exclusivamente na Europa, serão iniciadas no início do 3º trimestre.

Um papel alargado para o Ceed no segmento C europeu

Em 2017, o segmento C representou 22% de todas as vendas de veículos na Europa, revelando-se consistentemente como uma das duas maiores classes em termos de volume. O Ceed que está prestes a ser substituído atingiu 16% do total de vendas europeias da Kia em 2017, tendo sido consistentemente, juntamente com o Sportage, um dos modelos da marca mais vendidos na Europa desde o seu lançamento, em 2012.

Michael Cole acrescenta: “Em 2006, a Kia representava uma quota aproximada de 1,5% do mercado europeu. Em 2017, atingimos os 3,0%*. Desde a introdução do Ceed, as vendas europeias anuais da Kia mais do que duplicaram, de 225 000 unidades em 2006 para mais de 472 000 em 2017. A médio prazo, temos como meta vendas anuais superiores a 500 000 viaturas. Desta forma, a família de modelos Ceed irá continuar a cimentar o crescimento sustentado da marca Kia nos próximos anos, mantendo-se como uma das nossas gamas mais vendidas”.

O Ceed ocupa uma posição única na Kia, sendo entendido pelos clientes como o modelo com a condução mais dinâmica e desportiva da marca e tratando-se igualmente de um dos mais fiáveis, práticos e reconhecíveis. Apoiado por uma gama de versões ampliada, que cresceu com a chegada dos modelos GT e GT-Line, este hatchback do segmento C da Kia constitui o ‘centro’ da marca.

“O Ceed tornou-se uma silhueta reconhecível nas estradas europeias e os clientes compreendem aquilo que ele representa para a Kia. É um talismã em termos de fiabilidade e qualidade no seu segmento, do qual os clientes apreciam as tecnologias de segurança e conforto, aliadas ao facto ser desenhado, desenvolvido, concebido e construído aqui na Europa. A nova geração deste modelo irá reforçar e cimentar estes pontos fortes”, conclui Michael Cole.

Carácter atlético amadurecido – um novo design para uma nova geração do Ceed

O novo Kia Ceed foi desenhado no centro de design europeu da marca, em Frankfurt, Alemanha, sob a direção de Gregory Guillaume, Chefe de Design Europeu, e Peter Schreyer, Presidente e Diretor de Design. Transpondo o caráter de design desportivo e emocional do Stinger, o novo Ceed apresenta uma aura de autoconfiança com o seu novo visual, que se revela emotivo e preciso na execução.

Mais baixa, mais larga e com um overhang traseiro (distância das rodas ao extremo da carroçaria) mais longo do que na sua versão anterior, a silhueta com habitáculo recuado do novo Ceed evidencia um visual atlético mais amadurecido. As linhas retas substituem as arestas arredondadas da geração anterior, ao mesmo tempo que a dianteira evolui graças à grelha ‘nariz de tigre’ e entrada de ar inferior mais largas. Estas características surgem complementadas por formas precisas e lineares, que enquadram o ‘rosto’ deste modelo, equipado de série com luzes de circulação diurna LED “Ice Cube” (inspiradas nas das versões GT e GT-Line da geração anterior). No perfil, as linhas retas afiladas prolongam visualmente o capô e proporcionam uma postura mais elevada a todo o conjunto. Uma maior sensação de maturidade e força é criada também pela linha de cintura, que agora percorre um plano mais horizontal. O novo Ceed adota igualmente um pilar C amplo, que se tornou uma marca de design da Kia nos últimos anos e reforça a postura de habitáculo recuado. Esta opção de design proporciona ainda à linha superior dos vidros uma nova e elegante forma de “meia-lua”. Na traseira, novas luzes de circulação diurna em LED conferem-lhe maior visibilidade – e reconhecimento – na estrada. Com linhas retas na carroçaria e um spoiler traseiro subtil na bagageira, o Ceed apresenta agora uma aparência global mais sólida.

Logo a partir do seu lançamento, a versão hatchback de cinco portas do novo Ceed estará disponível com uma escolha de 12 acabamentos de pintura distintos, acompanhados por uma ampla seleção de jantes com diferentes diâmetros e designs: jantes de aço de 15 polegadas, jantes de aço ou de liga leve de 16 polegadas e jantes de liga leve de 17 polegadas com estilo diamond-cut de dois tons.

No interior, o Ceed revela-se mais ergonómico do que nunca, sendo evidente a maior qualidade dos materiais utilizados. A arquitetura do habitáculo dos veículos da Kia mais recentes foi adaptada a este novo modelo, com o tablier disposto horizontalmente a conferir-lhe uma aparência mais escultural, ininterrupta e esguia. Este design cria também mais espaço e uma maior sensação de amplitude para o passageiro da frente, proporcionando igualmente mais espaço na zona dos pés e uma visão mais desimpedida para a frente.

O tablier está dividido numa zona superior – para o sistema de infotainment com ecrã tátil “destacado” – e numa zona inferior, que inclui os controlos para o áudio, aquecimento e ventilação. Com uma disposição orientada para o condutor, a consola central torna-se assim mais fácil de utilizar durante a condução. Os acabamentos interiores apresentam materiais mais sofisticados e suaves ao toque, intensificando subtilmente o ambiente requintado e luxuoso do habitáculo. Por seu turno, as superfícies recebem acabamentos com frisos metálicos ou cromados acetinados, podendo os clientes escolher estofos em tecido, couro sintético ou pele genuína. O volante e o punho da alavanca de mudanças em pele também estão disponíveis opcionalmente.

Assente na nova plataforma “K2” da Kia, o novo Ceed é 20 mm mais largo (1800 mm) e 23 mm mais baixo (1447 mm) do que o modelo que vem substituir. A sua distância entre eixos mantém os mesmos 2650 mm, mas o overhang dianteiro foi encurtado em 20 mm (para 880 mm) e o overhang posterior foi aumentado em 20 mm (tendo agora 780 mm). A nova plataforma permitiu a criação de uma bagageira maior (agora com 395 litros), bem como um maior espaço ao nível dos ombros para os passageiros de trás e ao nível da cabeça na primeira fila de bancos, para além de uma posição de condução mais baixa.

Concebido para as estradas europeias

O novo Ceed foi concebido exclusivamente para as estradas europeias, tendo em mente os clientes europeus. As suas características de condução e o seu comportamento foram aperfeiçoados relativamente à geração anterior, no sentido de melhorar o dinamismo e a envolvência da condução. A nova suspensão totalmente independente irá proporcionar um comportamento em estrada mais ágil e de resposta mais imediata, complementado por taragens das molas e amortecedores revistas e por uma cremalheira da direção mais rápida. Os testes do novo Ceed foram desenvolvidos em estradas europeias e numa ampla variedade de pisos, no sentido de obter um equilíbrio que, mantendo o conforto, melhorasse o dinamismo, com maiores índices de controlo da carroçaria em curva e de estabilidade a alta velocidade.

A nova gama Ceed será propulsionada por um vasto leque de unidades motrizes, desenvolvidas para satisfazer as diferentes necessidades dos clientes. Nas opções a gasolina, surge uma versão atualizada do bem conhecido motor T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) de 1,0 litros da Kia, que debita 120 cv, bem como o novo T-GDi de 1,4 litros. Substituindo o anterior motor GDI de 1,6 litros, o T-GDi de 1,4 litros “Kappa” produz 140 cv, 4% mais do que o seu antecessor, apesar da redução da cilindrada. O turbocompressor desta unidade motriz garante uma faixa de binário mais ampla do que a do anterior motor de 1,6 litros, proporcionando uma resposta mais rápida numa maior variedade de condições de condução, ao mesmo tempo que permite uma redução das emissões. Ainda na escolha a gasolina, também estará disponível um motor de 100 cv e 1,4 litros MPi (injeção multiponto).

A gama de motorizações do novo Ceed contará igualmente com o novíssimo motor diesel “U3” da Kia. Concebido para exceder os limites mais rigorosos estipulados pela mais recente norma de emissões Euro 6d TEMP, este novo CRDi (injeção direta common rail) de 1,6 litros “U3” utiliza a tecnologia de controlo ativo de emissões Selective Catalytic Reduction (SCR) para reduzir as emissões de forma significativa. Desta forma, produz menos dióxido de carbono, partículas e NOx comparativamente às anteriores motorizações diesel da Kia. Disponível com dois níveis de potência (115 e 136 cv), este novo diesel de 1,6 litros produz 280 Nm de binário. Quando equipado com esta unidade motriz, prevê-se que as emissões de dióxido de carbono do Ceed sejam inferiores a 110 g/km de acordo com o novo Procedimento de Teste Harmonizado de Veículos Ligeiros a Nível Mundial (WLTP), quando convertidas para o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC).

Todos os motores estarão associados a uma transmissão manual de seis velocidades, enquanto os novos motores T-GDi de 1,4 litros e CRDi de 1,6 litros também estarão disponíveis com a nova transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades da Kia.

 Inovação tecnológica rumo à perfeição

A inovação é um ponto fulcral do novo Kia Ceed, que se tornará no veículo tecnologicamente mais avançado da sua classe quando for iniciada a sua comercialização.

O habitáculo possui um amplo conjunto de novas tecnologias, que aumentam o conforto e a versatilidade oferecidos aos ocupantes. O sistema de infotainment “destacado” está disponível com um sistema de áudio com ecrã tátil de 5,0 ou 7,0 polegadas, ou com um sistema de navegação de ecrã tátil de 8,0 polegadas, para o qual os clientes poderão especificar um potente sistema de som premium da JBL, com tecnologia Clari-Fi. Nas tecnologias de série incluem-se a integração total de smartphones via Bluetooth, bem como luzes automáticas e acesso sem chave.

Um sistema de Seleção do Modo de Condução permitirá aos condutores personalizarem a sua experiência, com os modos Normal e Sport. O modo Normal maximiza o potencial para uma maior economia de combustível e oferece maior leveza no controlo da direção. Já o modo Sport melhora as respostas do acelerador, permite uma aceleração mais rápida – no arranque e em andamento – e adapta a direção para oferecer mais peso e respostas mais incisivas às solicitações do condutor.

Um para-brisas aquecido opcional, com filamentos quase impercetíveis, que aquecem suavemente o vidro, torna as condições no interior do novo Ceed mais agradáveis nos meses mais frios. Sendo a primeira vez que é utilizada num Kia, esta tecnologia descongela geada ou gelo e desembacia o para-brisas através de um simples toque num botão. Estão também disponíveis um carregador de smartphones sem fios, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e bancos traseiros aquecidos.

No exterior, o novo Ceed está equipado de série com as novas luzes de circulação diurna (DRL) em LED tipo “Ice Cube”. Anteriormente integradas apenas nos para-choques dianteiros das versões GT e GT-Line, estas luzes equipam agora os faróis dianteiros de todos os modelos da gama Ceed. Opcionalmente, estão também disponíveis faróis totalmente em LED.

O ECO Pack opcional do Ceed oferece o Active Air Flap, uma aleta na grelha dianteira que se fecha e abre consoante os requisitos de refrigeração do motor, melhorando a eficiência aerodinâmica do veículo e reduzindo o consumo de combustível. O ECO Pack também oferece uma cobertura inferior do chassis e uma suspensão rebaixada que facilitam a passagem do ar por baixo do veículo, bem como pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento.

Para além dos sete airbags de série deste veículo, as tecnologias avançadas de assistência à condução melhoram ainda mais a proteção dos ocupantes, utilizando sistemas de segurança ativa para mitigar o risco de colisões. Nas tecnologias de segurança de série incluem-se funções como o Assistente das Luzes de Máximos, o Aviso de Atenção do Condutor, o Sistema de Alerta à Manutenção na Faixa de Rodagem e o Aviso de Colisão Frontal com Assistência à Prevenção de Colisões Frontais.

Uma estreia em qualquer modelo da Kia na Europa é a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, uma tecnologia de condução autónoma de “nível 2” que localiza os veículos que circulam à frente do Ceed no trânsito e identifica os espaços adequados nas outras faixas que este pode ocupar em segurança para percorrer maiores distâncias em engarrafamentos. Deteta também as marcações no piso para manter o Ceed na sua faixa nas autoestradas, controlando ainda a aceleração, a travagem e a direção de acordo com a fila de veículos à frente. Este sistema utiliza sensores externos para manter uma distância segura para o veículo à frente, funcionando a velocidades entre os 0 e os 130 km/h.

Nas tecnologias disponíveis adicionais incluem-se o Cruise Control Inteligente com Stop & Go, Sensor do Ângulo Morto, Alerta de Perigo de Colisão à Retaguarda, Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento e reconhecimento de peões com avisos táteis no volante para o sistema de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais.

Todas as versões do novo Ceed estão equipadas de série com a Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) da Kia, que garante a estabilidade na travagem e em curva através da atuação do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) caso detete uma perda de tração.

À venda no início do 3º trimestre de 2018 – garantia de 7 anos, 150 000 quilómetros

O novo Kia Ceed começará a ser produzido no 2º trimestre de 2018 na fábrica da Kia em Žilina, Eslováquia. Com o início da sua comercialização marcado para o início do 3º trimestre de 2018, este modelo irá usufruir do compromisso de qualidade e da garantia de 7 anos ou 150 000 km que só a Kia oferece de série.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)