KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia revela novo Soul EV

By on 30 Novembro, 2018

A Kia apresentou no Salão de Los Angeles o seu novo Soul EV. O modelo, que vai chegar à Europa no primeiro semestre do próximo ano, conta com um conjunto de baterias de 64 kWh, a que se junta um sistema de carregamento rápido de série para um processo mais célere. Porém, por agora o modelo encontra-se em fase de testes e só no início de 2019 a marca irá divulgar a autonomia do modelo.

O Soul Ev conta com patilhas no volante para gerir o sistema de regeneração de energia nos travões. É possível escolher entre quatro níveis de regeneração de energia através deste, de 0 a 3. Uma escolha que depende do que pretendemos, se um pisar mais brando, mais apostado na eficiência ou na diversão em estrada. Há ainda uma opção denominada “Brake and Hold” para travar o carro através das patilhas no volante enquanto o sistema aproveita a energia da travagem. Tudo isto pode ser controlado através de um mostrador, o Smart Eco Pedal Guide, que nos informa sobre o nível de energia da bateria baseado na nossa aceleração. A isto junta-se o sistema telemático UVO, através do qual os utilizadores podem também receber notificações sobre o estado da bateria e de carregamento em tempo real.

O novo Kia Soul tem 204 cv e 395 Nm de binário máximo, com a marca a referir que foi melhorado em termos de dinâmica e comportamento em estada, para o que contribui a adoção de uma suspensão traseira independente. À escolha há quatro modos de condução: Eco+, Eco, Comfort e Sport.

O modelo mantém a arquitetura, mas apresenta agora um design mais futurista. Incorpora novos pára-choques, dianteiro e traseiro, com enfoque na aerodinâmica. À frente o grande destaque são os finos faróis LED, que se unem e percorrem toda a largura do veículo, criando uma sensação de sofisticação. Já na traseira, os faróis contornam quase na totalidade o pára-brisas posterior, marcando pela diferença e originalidade. A tudo isto juntam-se ainda as jantes de 17 polegadas. O exterior pode contar com carroçaria bi-tom: Gravity Grey com tejadilho em Platinum Gold, Cherry Black com tejadilho em Inferno Red e Neptune Blue com tejadilho em Cherry Black.

No interior o sistema de infoentretenimento conta com um ecrã tátil de 10.25 polegadas com câmara traseira e assistente de estacionamento. Nota também para a integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto e ligação bluetooth com reconhecimento de voz. O sistema de som Harman-Kardon é outro dos destaques.

Entre o alargado leque de sistemas de assistência à condução o Kia Soul EV conta com assistência ao arranque em subida, monitorização da pressão dos pneus, alerta de colisão dianteira, manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo com stop&go, aviso de colisão no ângulo morto ou aviso de tráfico na traseira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)