500 Milhas ACP: Um sonho de norte a sul
Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”

KIA revelou EV5 Concept: ‘irmão’ compacto do EV9

By on 20 Março, 2023

A Kia revelou o concept do seu novo EV5, que antecipa o seu futuro SUV compacto elétrico.

É mais pequeno que o EV9, a China recebe-o em primeiro lugar, e a partir daí, um mundo novo. O estilo é semelhante ao EV9. Basicamente, o EV5, será o ‘mano’ mais pequeno…

O Kia Concept EV5 é um prelúdio do próximo modelo EV da Kia e marca uma nova direcção estética para o design Kia EV. Tem um Interior inovador com assentos giratórios que quebram barreiras entre espaços exteriores e interiores para permitir uma vista ‘ininterrupta’ do que o rodeia.

Inspirado na filosofia de design ‘Opposites United’ da Kia, o Concept EV5 fornece uma antevisão de um modelo de SUV totalmente elétrico de produção que será lançado primeiro na China, no final deste ano. O Concept EV5 também anuncia uma nova era de design para a Kia e dá um vislumbre da direção estética dos futuros modelos totalmente elétricos da marca.

“O Kia Concept EV5 toma influência a partir do contraste e complementaridade das paisagens naturais e da arquitetura feita pelo homem. Foi concebido para inspirar os nossos clientes em cada viagem, ao mesmo tempo que fornece soluções sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Criado para aqueles que procuram novas ideias inventivas, o SUV reúne linguagem de forma emocional com arquitectura interior inovadora e focada no utilizador”, explicou Karim Habib, Vice-Presidente Executivo, e Chefe do Kia Global Design Center.

Espaço de coexistência

Enquanto os designers de Kia se inspiraram na natureza para criar o design do Concept EV5, por sua vez, equiparam o SUV com características intuitivas para dar aos ocupantes maior liberdade para interagir e apreciar os grandes espaços ao ar livre. O pilar “Opostos Unidos” da filosofia de design da marca “Ousado pela Natureza” também tem sido um fator de influência determinante.

O chão completamente plano e o espaço generoso encontrado dentro da cabine criam um ‘espaço de coexistência’

O Conceito EV5 atinge o desenho sem limites que esbate os limites entre espaços exteriores e interiores. Assentos giratórios inovadores permitem aos ocupantes sentarem-se em tranquilidade e, dependendo do local onde tenham estacionado, desfrutarem de uma vista ininterrupta do cenário que os rodeia. À medida que a escuridão cai, o amplo e completo tejadilho panorâmico, que também funciona como painéis solares, proporciona a oportunidade perfeita para os ocupantes desfrutarem das estrelas. A tecnologia avançada de iluminação da ponte dentro do SUV pode ser ajustada de acordo com as necessidades.

Tal como já foi referido, o EV5 será lançado primeiro no mercado chinês no final deste ano. Detalhes relativos a quaisquer planos futuros para os outros mercados globais serão feitos em devido tempo pela KIA.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)