KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia revelou novos detalhes do “Plano S”, estratégia da marca para a Europa

By on 14 Maio, 2020

Tendo

registado um recorde de vendas no Velho Continente, a Kia aproveitou o momento

para revelar novos detalhes da estratégia para a Europa.

Contas

feitas, a Kia conseguiu que 6% das suas vendas na Europa fossem de veículos elétricos

durante o primeiro trimestre de 2020. Um resultado encorajador para a casa

coreana que aproveitou o ensejo para revelar novos detalhes do “Plano S” da Kia

para o Velho Continente.

Este

plano estratégico de médio e longo prazo entrou em vigor no início de 2020 e

tem como objetivo, declarado pela Kia, de “alcançar gradualmente uma posição de

liderança no futuro da indústria automóvel, abrangendo não só a eletrificação,

mas também a conectividade e a autonomia.” Enfim, o Plano S é a forma da Kia

encetar a viagem de desvio do negócio centrado nos automóveis com motor de

combustão interna para a popularização dos modelos elétricos.

O

primeiro impacto do Plano S já está a devolver resultados, com 75% de crescimento

de vendas de modelos elétricos, chegando às 6811 unidades, ou seja, um avanço

de 6% do total das vendas europeias entre janeiro e março e 2,9% de aumento face

ao período homólogo de 2019.

Para

alcançar os seus objetivos, a Kia planeia lançar nada menos de 11 EV

globalmente até 2025, distribuídos por vários segmentos – incluindo veículos de

passageiros, SUV e MPV. O primeiro dos Kia EV de última geração será

introduzido na Europa em 2021, com uma construção baseada numa plataforma dedicada,

especificamente concebida para acomodar tecnologias e um grupo motopropulsor elétrico.

Para além do design de crossover, quer oferece uma experiência direcionada para

o futuro. Irá ainda disponibilizar uma autonomia superior a 500 km com um só

carregamento, para além de carga de alta velocidade, inferior a 20 minutos.

Após

a estreia do modelo elétrico em 2021, a Kia Motors Europe será ainda a primeira

a lançar muitos dos futuros EV que depois serão comercializados a nível global

pela marca. Cada nova gama que futuramente for lançada na Europa oferecerá pelo

menos uma versão eletrificada (semi-híbrida, híbrida, híbrida plug-in ou

elétrica.

Após

o lançamento do seu primeiro modelo concebido de raiz para ser um EV, a Kia vai

introduzir outros veículos de zero emissões a partir de 2022, com designs. Oferecerão

capacidades de carregamento de 400 ou 800 V, permitindo carregamentos rápidos

ou ultrarrápidos, consoante os diferentes tipos de compradores nas diversas

gamas.

O plano

é alcançar um volume de vendas anual de 500 mil veículos totalmente elétricos

EV à escala global até 2026, e que sejam responsáveis por mais de 20% das suas

vendas na Europa dentro do mesmo prazo.

Emilio

Herrera, COO da Kia Motors Europe, lembrou que “muitos dos novos EV da Kia

serão disponibilizados na Europa, que neste momento é o mercado mais importante

para o aumento de vendas de EV à escala mundial. O sucesso de vendas inicial

dos nossos EV atuais, os novos e-Niro e e-Soul, é um grande incentivo para nós.

Estes dois modelos obtiveram uma boa receção por parte dos consumidores de todo

o continente. Ano após ano, desde 2015, as vendas dos EV da Kia têm vindo a

aumentar, numa tendência que surge agora reforçada pelos nossos modelos de

última geração”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)