BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

Kia Sorento já disponível no mercado português

By on 26 Março, 2021

A quarta geração do Kia Sorento chegou ao mercado português. O SUV de topo da marca sul-coreano está disponível com motorização híbrida HEV, com o preço a começar nos 47 950€ (com campanha de financiamento Santander Consumer Finance). “A evolução do Sorento ao longo dos últimos 18 anos reflete a da própria marca Kia no seu todo”, acrescenta Emilio Herrera, chief operating officer da Kia Motors Europe.

De recordar que esta solução está equipada com o motor 1.6 T-GDi a gasolina associado a um propulsor elétrico que garantem um total de 230 cavalos e 350 Nm de binário. O Sorento encaixa numa gama SUV que não é totalmente conhecida no Velho Continente, como o Seltos e o Telluride, lado a lado com o Stonic e o Sportage, estes bem conhecidos dos portugueses e europeus. O estilo é mais maduro e diferenciado com influência dos outros SUV da marca, o interior tem, reclama a Kia, mais qualidade e tecnologia e a plataforma é nova. O carro é maior, tem espaço para sete pessoas e as mecânicas passam a ter versões híbridas pela primeira vez. 

A Kia reclama que este é o seu modelo com mais equipamento de alta tecnologia, seja pelos sistemas de conectividade, assistência à condução e info entretenimento. O habitáculo recebe dois ecrãs digitais com novos gráficos, novas funções de telemática e de conectividade para smartphones.

Estilo diferenciado

O estilo do Kia Sorento é um esforço conjunto dos vários centros de estilo da casa coreana à escala global, tendo como pano de fundo a ideia “requinte ousado”. Debaixo desta ideia, os estilistas da Kia procuraram manter o visual robusto do anterior modelo, mas com maior requinte e elegância, reclama a marca coreana. Há mais vincos, detalhes geométricos e proporções alongadas que desaguam numa traseira diferente daquilo que habitualmente vemos nos modelos da Kia. O Sorento tem novas luzes LED, manteve a grelha “tiger nose”, luzes diurnas agora conhecidas como “olho de tigre” e uma grelha inferior alongada. O Sorento tem mais 10 mm de largura que o anterior modelo (1,9 metros). O comprimento também cresceu 10 mm (4810 mm agora) tem os vãos dianteiro e traseiro mais curtos. O que quer dizer que o carro ganhou bastante na distância entre eixos (35 mm para 2825 mm) o que beneficiou a habitabilidade. Está mais alto 10 mm e tem uma frente mais comprida com os pilares A a recuarem 30 mm. Destaque-se, ainda a barbatana de tubarão na lateral à imagem do Proceed. O Sorento evidencia novas luzes traseiras verticais, inspiradas no Telluride, que se prolongam pela parte lateral da carroçaria. O nome está alongado no portão traseiro e as jantes de liga leve vão das 17 as 20 polegadas.

Habitáculo com mais tecnologia

Se o estilo exterior representa uma nova era de design, o interior segue a mesma ideia e além de estilo renovado, reclama a Kia que tem mais qualidade e mais tecnologia. Mantendo os muitos espaços de arrumação que se conhecem há anos dentro de um Sorento. O estilo do tabliê anda em redor de dois ecrãs de generosas dimensões: 12,3 polegadas o que funciona como painel de instrumentos, 10,25 polegadas o destinado ao sistema de info entretenimento. As muitas funções do carro podem igualmente ser comandadas através de novos botões táteis dispostos nos dois lados do ecrã, tal como acontece num painel dedicado para o controlo do ar condicionado, sendo que as saídas de ar do sistema de climatização são verticais. Depois, há o sistema de iluminação ambiente, que emite uma suave luz descendente a partir do tablier e do revestimento das portas, na base da consola central encontra-se também um carregador sem fios para telemóveis, ao passo que o sistema de som “surround” da marca Bose destaca-se.

A Kia diz que a qualidade dos materiais foi igualmente melhorada, com as superfícies interiores a revelarem uma conjugação de elementos decorativos metalizados, estofos em pele e superfícies em relevo com efeito cetim. O Sorento terá estofos em tecido preto, pele, seja em tom único – cinzento ou preto – ou em dois tons – preto e cinzento – bem como pele Nappa preta almofadada.

O conjunto da bateria do Sorento Hybrid está localizado sob o piso do habitáculo, por baixo do banco do passageiro dianteiro, e não do piso de carga. Como resultado, há espaço suficiente para sete passageiros, bem como uma das maiores capacidades de carga da sua classe, até 821 litros (modelos de 7 lugares) ou 910 litros (modelos de 5 lugares), consoante a especificação. Nos modelos de 7 lugares (com todos os bancos colocados), o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, diz a Kia, cifrando-se agora nos 187 litros (179 litros para os híbridos). Destaque ainda para os comandos situados na parede lateral da bagageira, que permitem rebater os bancos da segunda fila remotamente através de um botão

A Kia diz que a nova plataforma do Sorento maximiza o espaço nas três filas, oferecendo maior amplitude para a cabeça, pernas e ombros, especialmente no espaço para as pernas dos ocupantes da primeira e segunda fila, bem como o espaço para a cabeça dos ocupantes da terceira fila. A maior distância entre eixos da nova plataforma faz com que os bancos da segunda fila deslizem mais 45 mm para a frente, facilitando a acessibilidade à terceira fila e aumentando o espaço para quem segue na terceira fila de bancos. Quem viaja na terceira fila de bancos, há um apoio de braços 100 mm maior, um suporte para copos e uma consola para smartphones. O Sorento autoriza a ligação Apple CarPlay e Android Auto, nas versões sem fios, o sistema de conectividade Uvo Connect, com uma série tecnologia como o Kia Live, sistema de navegação, ligação de dois smartphones Bluetooth com funcionamento separado. Há várias entradas USB nas três filas de bancos para que se mantenham os dispositivos carregados. Há um Head Up Display, sistema de som Bose com 12 altifalantes e ainda o “Mood Light” que permite maior personalização do interior.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)