Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque
Kia K4: Primeira amostra, antes da apresentação oficial

KIA SOUL EV BOARDMASTERS EDITION – Reciclado para as praias

By on 10 Agosto, 2021

Kia UK revelou o Kia Soul EV Boardmasters Edition, um carro de pré-produção ‘reciclado’.

Repensado exclusivamente para surfistas, o Soul EV Boardmasters Edition é um carro especial único criado para marcar o lançamento do Boardmasters 2021 na Cornualha. A Kia UK é o parceiro automóvel para o grande festival de surf e música.

Esta é a segunda vez que Kia UK resgata um veículo de pré-produção da sucata para criar algo radicalmente diferente. Segue as pegadas do poderoso Kia Stinger GT420, que foi revelado pela primeira vez em 2019 como um carro de pista único.

A bateria de longo alcance de 64 kWh e o motor elétrico de 150 kW (201 cv) do carro inicial permanecem inalterados, mas agora alimentam um carro que apresenta uma variedade de novas características únicas e modificações especiais. As jantes de liga leve de alumínio de 17 polegadas e pneus 215/55 R17 foram substituídos por jantes de aço branco brilhante de 16 polegadas e pneus volumosos 265/75 R16 Maxxis Bighorn, famosos pela sua utilização em competições de cross-country e raids de rali, obrigando a uma mudança radical da aparência do carro. A suspensão totalmente revista e as dimensões aumentaram ligeiramente na largura das vias, de 1,565 mm para 1,675 mm à frente, e 1,575 mm para 1,690 mm atrás. A geometria da suspensão foi ajustada à medida.

Graças à distância ao solo elevada (mais do dobro, de 153 mm, para 310 mm à frente e 320 mm atrás), aos pneus volumosos, e ao elevado binário de saída de 395 Nm do seu motor, o carro é mais capaz do que o carro normal de ultrapassar terrenos mais acidentados e irregulares no caminho para a costa.

A autonomia de 450 Km será certamente afetada por estas alterações.. No entanto, graças ao seu conjunto de baterias de 64 kWh e motor eficiente, o carro Boardmasters Edition é ainda suscetível de oferecer maior alcance de condução do que alguns outros veículos elétricos a um preço semelhante ao do Soul EV padrão de estrada.

A base do caro foi mantida mas o aspeto final deste modelo único é claramente mais virado para as pessoas que gostam de passar bons tempos à beira.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)