CCGT GT1: O Koenigsegg que quase foi a Le Mans
Koenigsegg Gemera: A louca proposta que irá ter versão V8

Koenigsegg Jesko destinado a testes dinâmicos está finalmente pronto

By on 27 Abril, 2022

Ao modelo de pré-produção que a marca apresentou em meados do ano passado, junta-se agora o primeiro Jesko factory test car “Absolut”, que irá desempenhar diversos testes dinâmicos.

Muito mais próximo da produção do que o modelo que já vimos em alguns vídeos, o novo Koenigsegg Jesko “factory test car”, já conta com um visual mais aproximado ao da versão final. Ainda assim, continua a tratar-se apenas de um modelo de testes com a alcunha “Absolut”.

Com a carroçaria num tom Graphite Grey e com diversos elementos em cor de laranja, este Jesko de testes foi apelidado de “Absolut” pelo próprio CEO da marca, Christian Von Koenigsegg.

Passámos milhares de horas nos cálculos de CFD. Racionalizámos este carro não só de uma perspetiva aerodinâmica e de design, mas também de uma perspetiva de estabilidade a alta velocidade. Como resultado, o Jesko Absolut tem um coeficiente aerodinâmico fenomenalmente baixo de apenas 0,278 Cd. O nome Absolut vem do facto de este ser o Koenigsegg absolutamente mais rápido que alguma vez faremos“.

Com o motor V8 de cinco litros, twin turbo, o Jesko conta com uma potência máxima de 1600 cavalos e 1500Nm de binário. A caixa de velocidades Lightspeed de nove relações dará uma ajuda a alcançar uma velocidade máxima simplesmente incrível, mas ainda não há valores disponíveis. Aliás, este é o carro com que tudo isso irá ser testado, por isso, é apenas uma questão de tempo para sabermos mais detalhes.

O Absolut parece muito natural de conduzir. Com as passagens de caixa quase sem interrupções, seja para cima ou para baixo, tudo acontece muito mais depressa. Não há atrasos, é muito reativo e porta-se exatamente como previsto“, comenta Markus Lundh, o piloto de testes da Koenigsegg.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)