Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Lamborghini Huracán STJ: Edição limitada para celebrar o fim dos V10

Lamborghini com ano recorde em 2022

By on 22 Março, 2023

A Lamborghini registou mais um ano recorde em 2022. A empresa de Sant’Agata Bolognese ofereceu alcançou vários marcos sem precedentes.

Após o anúncio de que, no ano passado, foram entregues 9233 automóveis, a Lamborghini também registou números recorde no que respeita à faturação, que superou os 2000 milhões de euros pela primeira vez na história, com um aumento de 56% do resultado operacional, comparativamente a 2021.

Stephan Winkelmann, Presidente e CEO de Automobili Lamborghini, disse: “O nosso negócio continua a crescer, e podemos confirmar, com orgulho, que, em 2022, voltámos a alcançar objetivos realmente notáveis. Estes resultados chegam num ano muito importante para a empresa, que comemora o seu 60º aniversário, e entra na segunda fase do programa Direzione Cor Tauri: um plano de investimento sem precedentes, que guiará o nosso crescimento, conduzirá a novas melhorias nos nossos resultados financeiros, e impulsionará o valor da nossa marca e da nossa empresa. Estamos preparados para enfrentar os inúmeros desafio e mudanças que nos esperam em 2023, e continuaremos a avançar rumo ao nível seguinte.

Temos a oportunidade de nos centrarmos, de facto, nos nossos próximos objetivos, graças, em parte, à nossa lista de espera de 18 meses, o que significa que podemos contemplar com confiança as nossas metas futuras. Este é um momento dourado para Lamborghini: estamos a fazer história à medida que continuamos a perseguir o crescimento”.

A faturação alcançou os 2380 milhões de euros em 2022, o que representa um aumento de 22% face a 2021. Com mais do dobro do valor registado em 2017, constitui uma demonstração evidente do excepcional trabalho realizado, e sublinha o crescimento exponencial da empresa. A margem operacional sem precedentes de 25,9% foi o melhor resultado da sua classe no mercado da Lamborghini, e colocou a marca no topo do mercado automóvel de luxo. Tal traduz-se num resultado operacional de 614 milhões de euros, mais 56% do que o valor recorde de 2021. Adicionalmente, em 2022, teve lugar, pelo quinto ano consecutivo, um aumento da margem operacional, o que constitui mais outro feito para a empresa de Sant’Agata Bolognese.

Paolo Poma, Managing Director e CFO da Automobili Lamborghini, assinalou: “A situação económica e geopolítica tem sido complicada nos últimos anos, mas temos sido capazes de dar mostras da nossa solidez, e da nossa capacidade de trabalhar para obter excelentes resultados económicos e financeiros. 2022 foi o nosso melhor ano em todas as frentes financeiras e empresariais. Isto significa que podemos ter uma perspetiva otimista relativamente ao crescimento da nossa marca e da nossa empresa”.

2022 também foi um ano recorde em termos de entregas. A Lamborghini registou o maior número de veículos entregues de sempre, e vendeu mais de 9000 automóveis pela primeira vez na sua história. Os sinais foram extremamente positivos em todas as macrorregiões, com uma distribuição que se manteve uniforme, e coerente com a estratégia da Lamborghini. A Ásia esteve na frente, com um aumento de 14%, seguida da América, com +10%, enquanto que a EMEA cresceu 7% relativamente a 2021. Os EUA mantiveram-se no primeiro lugar global (2721 automóveis entregues, mais 10% que no ano anterior), seguidos da China continental, Hong Kong e Macau (1018 automóveis entregues, mais 9% que em 2021), da Alemanha (808 automóveis entregues, mais 14% que no ano anterior), do Reino Unido (650 automóveis entregues, mais 15% que no ano anterior) e do Japão (546 automóveis entregues, 22% mais que no ano anterior).

Quanto a modelos, o seper SUV Urus consolidou o seu êxito e liderou as vendas, com 5367 unidades entregues (mais 7% que em 2021). Seguem-se, com um aumento significativo, o Huracán (3113 unidades entregues, mais 20% que em 2021) e o Aventador (753 unidades entregues), que terminam a sua produção em setembro de 2022.

2023, o ano do 60 aniversário da Lamborghini, será também o do início de uma nova era na história da empresa. O lançamento do novo super desportivo V12 – o primeiro híbrido plug-in da Sant’Agata Bolognese – representará o primeiro passo rumo à hibridização de toda a gama de modelos, a concluir em finais de 2024. Os 2500 milhões de euros, investidos até 2028, representam o maior investimento jamais realizado pela Automobili Lamborghini.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)