Lamborghini: dominar o ar através do design

By on 22 Novembro, 2023

As relações dinâmicas entre o design e a aerodinâmica, que estão no centro do ADN da Lamborghini, com os modelos atuais a serem fruto de mais de seis décadas de originalidade inspiradora e orientada para o futuro. Mas a performance está igualmente enraizada na herança da Lamborghini e no ADN da marca, sendo a aerodinâmica uma preocupação central e uma inovação contínua no estúdio de design e nas equipas de Investigação e Desenvolvimento da Lamborghini.

O vídeo “Beyond design, mastering the air” celebra a relação mútua entre o design e a aerodinâmica da Lamborghini, explicada pela Diretora de Design Mitja Borkert e por Ugo Riccio, Coordenador de Aerodinâmica, Acústica e Gestão Térmica de Veículos. Estes dois profissionais refletem sobre a inspiração e o impulso, tanto pessoais como quando incorporados no ADN da Lamborghini, combinando arte e ciência para criar obras-primas como o novo Lamborghini Revuelto.

“A minha inspiração para o design de automóveis tem várias origens”, diz Mitja Borkert. “Música, arte, outros veículos de que gosto, memórias. Olhamos sempre, sempre, um passo à frente em relação ao futuro, e esboçamos, ultrapassamos os limites, refinamos, deliberamos, definimos tendências: é tudo isto que se vê no Revuelto. Há um ritmo no design Lamborghini: um ritmo, uma batida, com cada componente e cada nota ligada à seguinte para criar uma peça única, uma forma”.

“Basta um primeiro olhar para perceber que o carácter aerodinâmico está na essência do Revuelto. Mas vai além do aspeto: é intrínseco à tensão de cada linha, à robustez e à rigidez de cada superfície, mas mantendo a sensibilidade pelas formas mais suaves e humanas que abraçam o fluxo de ar. O design e a aerodinâmica devem fazer uma parceria perfeita: é essa a nossa missão”.

Mitja Borkert, Diretora de Design da Automobili Lamborghini, dirige o Centro Stile com 20 pessoas a supervisionar uma equipa alargada de mais de 60 especialistas. Ugo trabalha com sete engenheiros dedicados apenas à aerodinâmica, como parte da equipa do departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sob a direção de Rouven Mohr, Diretor Técnico da Lamborghini. Trabalhando em estreita colaboração, as equipas de design e de I&D colaboram constantemente, desafiam, testam e produzem resultados.

“O Revuelto é uma obra-prima de design integrado e de aerodinâmica”, diz Ugo Riccio. “Veja-se como o Revuelto encontra o fluxo de ar em todos os ângulos: faz sentido para o seu estilo.”
“O ar passa através do guarda-lamas dianteiro e da lateral do automóvel: a cada instante, a forma como o ar se liga ao Revuelto é um desafio ao design, estamos sempre a equilibrar a forma e a performance. Até os puxadores das portas foram concebidos para otimizar o fluxo de ar. Veja-se o tejadilho: maximiza o espaço dos ocupantes no habitáculo, mas a forma central é especificamente otimizada para o fluxo de ar, reduzindo a resistência e empurrando o ar para a asa traseira do automóvel. As três posições da asa, que maximizam a eficiência, a velocidade, a manobrabilidade e a força descendente, são o testemunho das inovações aerodinâmicas da Lamborghini, mas o seu design também garante que o perfil do Revuelto seja agradável e intrigante em todas as posições. Cada aspeto do Revuelto equilibra forma e performance: o design permitiu-nos dominar o ar.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)