Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Lamborghini Huracán STJ: Edição limitada para celebrar o fim dos V10

Lamborghini é a primeira empresa da indústria automóvel certificada pelo IDEM

By on 5 Dezembro, 2022

A Automobili Lamborghini acaba de ser certificada pelo IDEM, sendo assim a primeira empresa do ramo automóvel a ser reconhecida pelo seu compromisso para com a igualdade de género.

Com o objetivo de ajudar a garantir condições de trabalho idênticas para todas as pessoas, a JobPricing e a Fundação Marco Biagi da Universidade de Modena e Reggio Emilia, criaram o projeto IDEM em 2020, que se traduz no desenvolvimento de um índice específico que ilustra com precisão o nível de igualdade de género em empresas, por exemplo. Consoante a pontuação obtida neste índice, estas mesmas empresas podem receber um certificado destinado a comprovar a sua contribuição ativa para o cumprimento do Objetivo 5 da Agenda da ONU para 2030, direcionado para a igualdade de género.

Por entre as empresas já certificadas, a Automobili Lamborghini é a primeira da indústria automóvel a receber esta certificação IDEM e com uma pontuação muito elevada no índice. O resultado foi baseado na análise de vários fatores, incluindo um excelente desempenho em relação à “renumeração”. Para além de uma diferença salarial mínima entre homens e mulheres, houve um diferencial salarial positivo para as mulheres em comparação com a indústria como um todo. O desempenho em termos de “organização” também foi notável graças às inúmeras políticas que abrangem questões como a flexibilidade e a proteção dos direitos parentais. O mesmo se aplica à “cultura”, devido a investimentos em formação, comunicação, escuta das pessoas e um enfoque no bem-estar num sentido global. Uma área que a Lamborghini está a trabalhar arduamente e que continuará a acompanhar de perto é o “desenvolvimento”, que diz respeito ao lugar das mulheres na gestão da empresa.

De modo a alcançar uma mudança real nas organizações, é necessário estabelecer objetivos mensuráveis e encontrar formas concretas de melhorar. Esta certificação é uma forma importante de salientarmos a situação da nossa empresa e “verificarmos” os progressos que fizemos ao procurarmos promover uma cultura que gira cada vez mais em torno da equidade e da inclusão. A obtenção deste reconhecimento é um passo importante numa estratégia a longo prazo para defender as pessoas, a diversidade e as qualidades individuais únicas. A certificação chama a atenção para as medidas que tomámos para reduzir o fosso entre géneros em termos de oportunidades de crescimento, salário igual para trabalho igual, enfoque no bem-estar num sentido holístico, e proteção dos direitos parentais. Sempre nos preocupámos muito com estas questões”.

Umberto Tossini, o Diretor de Capital Humano da Lamborghini

O objetivo por detrás do método IDEM é transformar as ações tomadas em prol da igualdade de género em atividades mensuráveis, à semelhança da abordagem adotada com objetivos empresariais. Isto é feito utilizando uma ferramenta de medição e certificação da igualdade de género no local de trabalho, baseada num método científico meticuloso e baseado em dados, tendo em conta as quatro áreas-chave neste campo: carreiras, renumeração, organização e cultura.

A certificação da igualdade de género é um instrumento importante, porque envolve uma auditoria quantitativa de todos os diferentes aspetos e áreas em que a discriminação de género pode ser encontrada nas organizações, tais como políticas salariais e oportunidades de carreira. O resultado é uma medição objetiva da igualdade de género que a Lamborghini pode tratar como uma variável genuína do desempenho organizacional e que a direção pode utilizar para fazer melhorias. Além disso, a certificação que a Lamborghini recebeu também tem um significado mais geral considerada de uma perspetiva cultural: mostra que campos tradicionalmente masculinos como a indústria automóvel podem ir – e querem ir – mais longe para valorizar a posição das mulheres”.

Tommaso Fabbri, professor na Universidade de Modena e Reggio Emilia e sócio do IDEM

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)