Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana
Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre

Lamborghini entra no mundo dos NFT com uma obra de Fabian Oefner

By on 28 Janeiro, 2022

As obras de arte digitais com identificadores NFT que garantem a sua autenticidade estão cada vez mais na moda e agora, é a vez da Lamborghini entrar neste mundo, com uma obra fotográfica de Fabian Oefner, em que um Aventador Ultimae parece sair da terra em direção ao espaço.

Só por si, a imagem criada para esta ideia já é algo de incrível, mas à medida que vamos descobrindo a forma como tudo foi produzido, esta passa a ser uma obra de arte ainda mais especial. No total, são cinco pares de obras de arte em formato físico e digital, sendo que a parte física do conjunto contém peças produzidas em fibra de carbono que a marca italiana enviou para a Estação Espacial Internacional em 2020, como parte de um projeto de investigação.

Quanto à obra digital, são cinco fotografias de um Lamborghini Aventador Ultimae descolando rumo às estrelas, sendo que, em vez da chama do foguetão que estamos mais habituados a ver, estão mais de 1500 peças deste modelo, todas elas fotografadas individualmente e com um nível de detalhe incrível. No total, cada uma das imagens NFT tem mais de 600 milhões de pixels, e à medida que a vamos ampliando começam a ser descobertos cada vez mais detalhes, com um nível de detalhe e pormenor que nos vai sempre deixar a descobrir coisas novas.

“Para mim, a Space Time Memory é uma analogia das memórias que criamos na vida. As memórias estão enraizadas no mundo físico; criamo-las na realidade. Depois, armazenamo-las no nosso cérebro, o que poderia ser considerado como o mundo digital. Frequentemente me interrogo o que é mais precioso para mim: o momento real, ou a recordação desse momento? De forma análoga, pergunto-me: com a cada vez maior quantidade de realidades digitais que nos rodeiam, o que é mais valioso, a própria realidade, ou as suas cópias e derivados que existem no universo digital?”.

Fabian Oefner, o criador da “Space Time Memory”

O leilão destes cinco NFT vai ter início às 16:00 CET do primeiro dia do novo ano lunar, a 1 de fevereiro, em nft.lamborghini.com e vai durar até ao dia 4. Cada uma das peças ficará disponível com uma diferença de 15 minutos e o tempo total de cada leilão será de 75 horas e 50 minutos, precisamente o tempo que a Apolo 11 demorou a abandonar a terra e a entrar na órbita lunar.

O que são os NFT?

Os NFT (tokens não fungíveis) são identificadores únicos, registados num diretório conhecido como Blockchain, e estão vinculados a um ativo digital, como imagens, vídeos, música ou outros registos (por exemplo, números identificadores VIN de veículos). Cada token é único, permitindo aos seus proprietários garantir a autenticidade, a escassez, a capacidade para ser programado e o rastreio do ativo através da Internet.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)