Lamborghini entra no mundo dos NFT com uma obra de Fabian Oefner

By on 28 Janeiro, 2022

As obras de arte digitais com identificadores NFT que garantem a sua autenticidade estão cada vez mais na moda e agora, é a vez da Lamborghini entrar neste mundo, com uma obra fotográfica de Fabian Oefner, em que um Aventador Ultimae parece sair da terra em direção ao espaço.

Só por si, a imagem criada para esta ideia já é algo de incrível, mas à medida que vamos descobrindo a forma como tudo foi produzido, esta passa a ser uma obra de arte ainda mais especial. No total, são cinco pares de obras de arte em formato físico e digital, sendo que a parte física do conjunto contém peças produzidas em fibra de carbono que a marca italiana enviou para a Estação Espacial Internacional em 2020, como parte de um projeto de investigação.

Quanto à obra digital, são cinco fotografias de um Lamborghini Aventador Ultimae descolando rumo às estrelas, sendo que, em vez da chama do foguetão que estamos mais habituados a ver, estão mais de 1500 peças deste modelo, todas elas fotografadas individualmente e com um nível de detalhe incrível. No total, cada uma das imagens NFT tem mais de 600 milhões de pixels, e à medida que a vamos ampliando começam a ser descobertos cada vez mais detalhes, com um nível de detalhe e pormenor que nos vai sempre deixar a descobrir coisas novas.

“Para mim, a Space Time Memory é uma analogia das memórias que criamos na vida. As memórias estão enraizadas no mundo físico; criamo-las na realidade. Depois, armazenamo-las no nosso cérebro, o que poderia ser considerado como o mundo digital. Frequentemente me interrogo o que é mais precioso para mim: o momento real, ou a recordação desse momento? De forma análoga, pergunto-me: com a cada vez maior quantidade de realidades digitais que nos rodeiam, o que é mais valioso, a própria realidade, ou as suas cópias e derivados que existem no universo digital?”.

Fabian Oefner, o criador da “Space Time Memory”

O leilão destes cinco NFT vai ter início às 16:00 CET do primeiro dia do novo ano lunar, a 1 de fevereiro, em nft.lamborghini.com e vai durar até ao dia 4. Cada uma das peças ficará disponível com uma diferença de 15 minutos e o tempo total de cada leilão será de 75 horas e 50 minutos, precisamente o tempo que a Apolo 11 demorou a abandonar a terra e a entrar na órbita lunar.

O que são os NFT?

Os NFT (tokens não fungíveis) são identificadores únicos, registados num diretório conhecido como Blockchain, e estão vinculados a um ativo digital, como imagens, vídeos, música ou outros registos (por exemplo, números identificadores VIN de veículos). Cada token é único, permitindo aos seus proprietários garantir a autenticidade, a escassez, a capacidade para ser programado e o rastreio do ativo através da Internet.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)