Lamborghini Jalpa celebra 40º aniversário

By on 16 Novembro, 2021

O Lamborghini Jalpa é um grand touring sedan com um motor V8 central dos anos 80 que, infelizmente, viveu na “sombra” do Countach.

Se alguma vez pesquisou na internet “Lamborghini anos 80”, provavelmente vai deparar-se com uma enorme panóplia de fotos do Countach. De facto, este foi um dos modelos mais importantes para a marca italiana na década de 80, contudo, não foi o único a ser lançado. Em março de 1981, no Salão Automóvel de Genebra, a Lamborghini revelou ao mundo o concept do Jalpa, um grand touring sedan equipado com um motor V8 de posição central.

Um ano mais tarde o Lamborghini Jalpa entrou em produção e contou com uma carroçaria em aço, para-choques e entrada de ar em preto, farolins horizontais e jantes de 16 polegadas. No interior o Jalpa tinha um acabamento que conjuga couro e carpete. Sendo um targa, o Jalpa foi projeto para remover o tejadilho, peças essas que podiam ser armazenadas num espaço especial localizado atrás dos bancos.

Uma das grandes inovações técnicas do Jalpa foi a evolução final do motor V8 de 90º, feito totalmente em alumínio, com quatro árvores de cames suspensas controladas por corrente, originalmente instaladas no Urraco e no Silhouette. Este recorre a uma maior cilindrada, 3485 cc, e é alimentado por quatro carburadores duplos Weber. Com estes argumentos, o V8 debita 255 cv, potência suficiente para atingir uma velocidade máxima de 248 km/h.

Em 1984, novamente no Salão Automóvel de Genebra, a Lamborghini apresentou a “segunda série” do Jalpa. Esta espécie de restyling apresentou-se com algumas modificações estéticas, nomeadamente a inclusão de para-choques e entradas de ar da cor da carroçaria, enquanto os faróis traseiros passaram a ser redondos. Por fim, o Lamborghini Jalpa esteve longe de possuir uma notoriedade semelhante ao Countach e, por isso, entre 1982 e 1988 foram produzidos apenas 420 veículos. A título de curiosidade, Lamborghini Jalpa é considerado, pelo seu conceito, o antecessor direto do Gallardo, um dos modelos mais vendidos da história da marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)