Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Lamborghini Huracán STJ: Edição limitada para celebrar o fim dos V10

Lamborghini pode lançar primeiro V12 híbrido com o novo Aventador

By on 21 Dezembro, 2018

A casa de Sant’Agata Bolognese vai entrar na terceira década do milénio com um novo Aventador que trará uma novidade: motorização híbrida tendo por base o motor V12!

A Lamborghini não baixa os braços no que toca á performance e ao estilo dramático dos seus carros e por isso, o novo Aventador será, uma vez mais, brutal e conhecerá um avanço já em 2019 quando a casa italiana lançar um híper carro limitado a uma mão cheia de unidades a um preço superior a 2.5 milhões de euros (na imagem o Lamborghini Terzomilenio).

Sabe-se, já, que o Aventador terá uma motorização híbrida – será o segundo modelo da marca, depois do SUV Urus, a utilizar a eletrificação – com tecnologia 48 volts e tendo como base o motor V12 que atualmente a casa italiana usa no Aventador.

Convirá dizer que o caminho da hibridização não é uma escolha, mas sim uma imposição para cumprir com as leis e como disse Maurizio Reggiani, o responsável técnico da Lamborghini, “serão as leis a determinar o nível de eletrificação que vamos necessitar e quantos quilómetros teremos de fazer em modo elétrico.”

Os carros da Lamborghini vão ter de emagrecer entre 150 a 200 quilos para acomodar o sistema híbrido, ou então a casa italiana irá ceder e apresentar carros mais pesados com a penalização em termos de performance. Isto porque como qualquer bom engenheiro poderá dizer, mais vale menos peso que mais potência.

O LB48H, nome de código do híper carro que a Lamborghini vai lançar em 2019, estará equipado com o mesmo V12 que o novo Avantador – ainda não se sabe se o nome se manterá, mas haverá um nome de um touro espanhol, certamente – utilizará, pois o bloco terá um motor elétrico para aumentar a performance e reduzir emissões e consumos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)