Um Lamborghini Sián FKP 37 construído em LEGO, mas na mesma escala do original
Este Lamborghini Sian é uma réplica criada pela Lego em tamanho real

Lamborghini Sian é o primeiro híbrido da casa de Sant’Agata Bolognese

By on 10 Setembro, 2019

Este modelo de produção limitada com 820 CV será o Lamborghini mais veloz de sempre e deixa uma pista para o que será a utilização do motor V12 no futuro.

O carro foi mostrado no Salão de Frankfurt e será o mais potente e com a melhor aceleração de sempre de um modelo da Lamborghini. O Sian tem motor V12 com 6.5 litros do Aventador SVJ que passou para 780 CV com a adição de válvulas em titânio e a tecnologia 48 volts, com o motor de arranque/gerador com 35 CV. Resultam daqui 820 CV, tendo sido preservado o ruído do motor. O motor elétrico está alojado na caixa de velocidades e liga-se ás rodas nas manobras de baixa velocidade.

A aceleração 0-100 km/h fica abaixo dos 2,8 segundos com uma velocidade máxima semelhante á dos SVJ, ou seja, 350 km/h. A energia não será armazenada em baterias, mas sim num super condensador três vezes mais poderoso que uma célula de bateria do mesmo peso, sendo três vezes mais leve que uma bateria com a mesma capacidade. O sistema é uma evolução do encontrado no Aventador para colocar o motor a funcionar. O sistema é alimentado pela regeneração de energia da travagem que depois é enviada para o condensador. A energia armazenada pode ser usada como “power boost” quando se quiser a velocidades acima dos 130 km/h.

O estilo do Sian é feito com hexágonos e tem algumas ligações ao passado, como a entrada de ar no tejadilho que lembra o Countach. É uma antevisão do futuro da linguagem de estilo da Lamborghini, com detalhes que são inspirados em carros como o Terzo Millenio. Serão feitas apenas 63 unidades do Sian, o carro tem grandes opções de personalização através da divisão Ad Personam, e já estão todos vendidos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)