Lamborghini Huracán Sterrato: Levantar pó na Califórnia
Lamborghini mostra outra versão de desportos de inverno com o Sterrato

Lamborghini Sterrato: que tal um Huracan para andar fora de estrada?

By on 5 Junho, 2019

O rival do Ferrari 488 GTB aparece nestas imagens numa versão totalmente “out of the box” e que permitiria levar um V10 atmosférico para fora de estrada. Chama-se Sterrato (piso de terra) nome italiano para e foi pensado pela própria Lamborghini.

Por baixo do manto, não há diferenças: V10 atmosférico com 5.2 litros e 640 CV e tração integral. Segundo a cada italiana, foi construído para ser “divertido de conduzir fora de estrada”, tendo bebido inspiração no SUV da marca, o Urus. A Lamborghini vai mais fundo ao passado, lembrando os modelos Jarama e Urraco, modificados durante os anos 70 para andar a altas velocidades em pisos degradados.

O Sterrato utiliza o sistema LDVI (Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata) do Huracan, que “lê” a estrada e antecipa as movimentações do carro, afinando a tração integral e as quatro rodas diretrizes, consoante as necessidades, além de adaptar o sistema de vectorização de binário.

Claro que o LDVI foi adaptado para uma utilização fora de estrada, sendo assim capaz de encontrar mais aderência onde ela quase não existe, com o sistema de quatro rodas motrizes a privilegiar o eixo traseiro para permitir os “power slides” muito necessários para controlar o carro na terra.

Para andar fora de estrada, o Sterrato tem uma altura ao solo superior em 47 mm, as vis foram alargadas 30 mm, ao passo que as jantes de 20 polegadas estão albergadas dentro de cavas das rodas alargadas. Os faróis auxiliares em LED adicionam mais drama ao estilo do Huracan.

Os pneus foram desenvolvidos, especialmente, para o Sterrato, e existem várias proteções por baixo do carro que também fazem de extrator quando o carro vai a fundo.

No interior, o Sterrato tem um “rol bar” feito em titânio, dois bancos de competição em fibra de carbono, cintos de quatro apoios e painéis de portas em alumínio. Veremos quantos “doidos” vão puxar do livro de cheques e “obrigar” a Lamborghini a fazer mais do que a unidade funcional que foi construída. Para já, o carro irá surgir em vários locais e exposições, monitorizando de forma próxima a Lamborghini a receção ao Sterrato.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)