Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Lamborghini Huracán STJ: Edição limitada para celebrar o fim dos V10

Lamborghini tira duas surpresas da cartola, ambas equipadas com o mítico V12

By on 7 Fevereiro, 2023

Quando a Lamborghini apresentou as imagens da produção do último Aventador, deu a ideia que por trás se ia limpar tudo e fechar a porta da linha de montagem. Mas isso não aconteceu.

Foi já no final do mês de setembro que a Lamborghini emitiu um comunicado com um conjunto de fotos, que nos mostravam algumas imagens da produção do último Aventador, um LP 780-4 Ultimae Roadster, com uma pintura inspirada no Miura Roadster que nunca chegou a ser produzido. O próprio Stephan Winkelmann, Chairman e CEO da Automobili Lamborghini, referiu que o motor V12 fazia parte da herança da marca desde os seus primeiros dias e que o Aventador incluía diversos princípios que asseguravam o seu apelo intemporal. E depois de tudo isto, e de olhar para as imagens, a ideia que ficava era a de que este era mesmo o fim da linha, tanto do Aventador como do motor V12. No entanto, apenas o primeiro estava a encerrar a sua produção, pois a marca ainda tinha outros planos para o seu histórico motor V12.

Esses planos incluíam não uma, mas duas novidades: o Invencible e o Autentica. Duas interpretações de um mesmo modelo, nos formatos de roadster e coupé, dos quais serão produzidas apenas uma unidade de cada, em jeito de (agora sim) despedida do motor V12 tal como o conhecemos. Ou seja, numa versão naturalmente aspirada e sem a ajuda de um sistema híbrido, tal como vai acontecer com o próximo modelo de Sant’Agata Bolognese, que conheceremos dentro de algumas semanas.

O motor V12 é um dos pilares da nossa história e do êxito da nossa marca“, afirma Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “À medida que caminhamos para a nova era da hibridização, nuclear para a nossa estratégia Cor Tauri, esta é a forma de a Lamborghini prestar homenagem ao V12 atmosférico, com dois one-off que representam na perfeição o nosso conceito de excelência na personalização“.

Esta última homenagem ao motor V12 atmosférico saiu das mesas de trabalho do Lamborghini Centro Stile, usando toda a liberdade criativa possível com os elementos que caracterizaram as suas últimas criações. Tanto o Invencible como o Autentica, e além do motor V12, também prestam homenagem a outras criações incríveis e muito exclusivas da marca, tais como o Sesto Elemento, o Reventón ou o Veneno.

Partilham a mesma monocoque construída em fibra de carbono que já era utilizada no Aventador e também contam com os painéis da carroçaria no mesmo material. E o elemento de design mais comum, que nos habituámos a descobrir nas criações mais recentes da Lamborghini continua a ser o hexágono, aqui visível em diversos elementos, tais como nas luzes de condução diurna e em diversos outros. Tal como acontece com a grande maioria dos modelos da Lamborghini, a escolha das cores nos dois modelos foi também levada bastante a sério, sendo que nestes dois exemplares, os maiores destaques são o Rosso Efesto e o Grigio Titans.

Do lado mais mecânico, não há grandes surpresas. E além do V12 de 6,5 litros, com 780 cavalos e 720 Nm de binário, montado numa posição longitudinal traseira (ou Longitudinale Posteriore, como a sua designação ‘LP’ deixa antever), está também presente a caixa de velocidades ISR de sete relações, o habitual sistema de tração às quatro rodas e o LDS (Lamborghini Dynamic Steering), que não é mais do que o sistema de quatro rodas direcionais.

Criámos dois one-off com o seu próprio caráter, inspirados nos track days e no ambiente de altas octanas dos circuitos“, comenta Mitja Borkert, Diretor de Design da Automobili Lamborghini. “Foram desenhados pelo Lamborghini Centro Stile, exercendo-se a máxima criatividade sobre a plataforma V12. Estes designs one-off assentam no nosso ADN, ao mesmo tempo que, uma vez mais, elevam o nosso legado de design a um novo nível“.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)