Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana
Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre

Lamborghini vai limitar produção a 8 mil unidades em 2020

By on 28 Janeiro, 2019

Se para um construtor generalista ou até Premium, vender o maior número possível de automóveis é o objetivo, para marcas como a Lamborghini isso pode ser uma sentença de morte.

Stefano Domenicali, CEO da Lamborghini, referiu exatamente isso em entrevista ao sítio CarAdvice, explicando a razão para que em 2020 seja imposto um limite de produção aos veículos da casa de Sant’Agata Bolognese. A marca italiana detida pelo grupo Volkswagen reservará metade dessa produção para o Urus, dividindo os restantes pelo Huracan (dois terços) e pelo Aventador, desconhecendo-se, para já, qual será a produção do quarto modelo da gama Lamborghini, caso essa ideia lançada por Domenicali seja uma realidade.

Apesar de parecer que a Lamborghini se está a castrar, a verdade é que 8 mil unidades está muito acima daquilo que a casa italiana fez em 2018. Recordamos, foram vendidas 5750 unidades, o que já tinha sido um crescimento enorme de 51% face a 2017. O fenómeno Urus permitiu estes números com 1761 unidades vendidas em 2018, mesmo que as vendas só tenham arrancado em julho.

Percebe-se, agora, o otimismo da Lamborghini no crescimento de vendas em 2019 e 2020, existindo a necessidade de, desde já, anunciar este limite para que a exclusividade da marca não seja afetada. Previsões referem que 2019 voltará a ser um ano de forte crescimento, com o Urus a ajudar a marca a chegar próximo das 7 mil unidades vendidas. Com o Urus e o Huracan Evo, a casa italiana tem como objetivo baixar, significativamente, a idade média dos seus clientes, mesmo que Domenicali entenda que “não damos demasiada importância a isso numa marca como a nossa.” Para o CEO da Lamborghini, ex-responsável da equipa Ferrari de Fórmula 1, “haverá, com o Urus, clientes que vão perguntar qual é a marca mais fixe e por isso os concessionários em determinados mercados vão ter de se adaptar a novas exigências e a montar versões diferentes do comum para satisfazer esses novos clientes muito diferentes daquilo que é tradicional na Lamborghini, particularmente, aqueles que compram por impulso.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)