International Concours of Elegance: Lamborghini presente com recordações dos anos 60 e 70
O Horizonte Verde da Lamborghini: O roteiro para a neutralidade de carbono

Lamborghini volta a criar uma lista de músicas, desta vez inspirada no motor V10

By on 25 Novembro, 2022

Depois de nos ter apresentado uma playlist no Spotify com faixas inspiradas nos sons reproduzidos pelo motor V12, é agora a vez do V10 entrar em cena com a sua melodia.

A Lamborghini continua a celebrar a existência dos seus apaixonantes motores de combustão interna V8, V10 e V12. E para isso, encontrou uma forma de analisar as suas frequências, sons e vibrações, com o objetivo de as transformar numa lista de reprodução de músicas.

A compilação ‘The Engine Songs: V10’ foi desenvolvida em harmonia com os princípios da psicoacústica: a ciência física entre som e emoção pura, que é aplicada nos modelos da Lamborghini durante a fase de desenvolvimento de todos os motores. Para assegurar que as inimitáveis sinfonias do motor consigam influenciar o corpo, o coração e a mente do condutor, é realizada uma série de testes ao ruído do motor, utilizando protótipos construídos dentro de uma câmara semi-anecóica em Sant’Agata Bolognese.

Para selecionar as faixas de The Engine Songs, Alex Trecarichi, produtor musical, aplicou o algoritmo de Fourier às melodias do V10, tal como fez na compilação anterior dos motores V12. Esta transformação matemática é instintivamente desencadeada no cérebro para decompor um som nos seus infinitos subcomponentes. Estas qualidades naturais são reproduzidas no estúdio usando inteligência artificial, para encontrar as frequências fundamentais do motor coincidindo com os três regimes previamente definidos: ao ‘ralenti’, em velocidade de cruzeiro a 4.500 rpm e na potência máxima, perto das 8.000 rpm.

Ao ralenti, o motor do Huracán Tecnica canta em E (41,2 hertz), o memo tom de “Hot Cause I’m Fly” de Moodrich. Às 4.500 rpm, as vibrações afinam-se em F-sharp (92,5 hertz), semelhantes às do hip hop de “Arrival & Departure”. E finalmente, às 8.000 rpm, encontramos o Rock em E (164,81 hertz) de Corey Taylor com a faixa “Black Eyes Blue”. E estas são apenas três das faixas que poderá ouvir em “The Engine Songs V10”, já disponíveis no Spotify.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)