Lancia regressa à 1000 Miglia em 2024
HF: Revelado o novo logótipo para os Lancia de alta performance – Ypsilon HF previsto para 2025

Lancia Flaminia Presidencial presente na tomada de posse de Sergio Mattarella

By on 7 Fevereiro, 2022

Ainda que a marca não esteja com o mesmo fulgor de outros tempos, infelizmente, ainda há modelos históricos da Lancia que continuam a desempenhar o seu cargo na perfeição. É o caso do Lancia Flaminia Presidencial, que voltou a ser o veículo escolhido para o desfile da tomada de posse do Presidente da República Italiana.

O Lancia Flaminia Presidencial é um dos modelos mais conhecidos nos eventos solenes italianos. É a viatura oficial do Presidente da República Italiana e está em serviço desde 1961, já tenho transportado os últimos dez Presidentes, dois deles, por duas vezes.

Além disso, este é também o modelo usado nas comemorações do Dia da República e também já esteve presente em visitas de políticos ou chefes de Estado, tais como a Rainha Isabel II de Inglaterra ou o antigo Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

E agora, há menos de uma semana voltou a ser o veículo escolhido para transportar o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, na tomada de posse do seu segundo mandato.

Neste desfile, o Lancia Flaminia Presidencial arrancou do Palazzo Montecitorio diretamente para o novo juramento perante as duas Câmaras do Parlamento italiano. Depois disso, o Flaminia viajou até à Piazza Venezia, continuando com um tributo ao Monumento ao Soldado Desconhecido e encerrou este desfile oficial no Palazzo del Quirinale, que é a residência oficial do Presidente.

Com a carroçaria descapotável desenhada por Pininfarina e pintada no característico tom de azul Midnight, mas também com uma distância entre eixos de 3,35 metros, o Lancia Flaminia Presidencial viu construídas quatro unidades idênticas, que foram batizadas com os nomes dos cavalos puro-sangue dos antigos estábulos papais, a Scuderie del Quirinale: Belfiore, Belmonte, Belvedere e Belsito.

Depois de um elaborado processo de restauro efetuado em 2001, duas destas quatro unidades pertencem atualmente à Scuderie del Quirinale, o Belfiore e Belvedere. O Belsito é a unidade que se encontra exposta no Museo Storico della Motorizzazione Militare di Roma (Museu Histórico de Veículos Militares de Roma) e o Belmonte pode ser visitado no fantástico Museo dell’Automobile di Torino (Museu do Automóvel de Turim) desde 2001.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)