Lancia regressa à 1000 Miglia em 2024
McLaren: Os traços do futuro da marca britânica

Lancia Pu+Ra representa mais um passo rumo à nova era da marca italiana

By on 28 Novembro, 2022

O muito aguardado “Lancia Design Day” realizou-se hoje, com a revelação do novo logótipo da marca e da linguagem de design que irá definir a imagem dos modelos da Lancia nos próximos 100 anos.

Depois de nos aliciar com alguns dos modelos mais incríveis da sua história, chegou finalmente o dia do primeiro evento da nova Lancia. O dia em que a marca nos apresenta a imagem dos seus três futuros modelos, com data de lançamento prevista entre 2024 e 2028.

A nova era da Lancia começa hoje com um novo Logótipo e uma clara visão de design“, afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia. “Em antecipação ao novo Ypsilon, o primeiro modelo da nova Lancia, apresentamos o Lancia Pu+Ra Zero, uma escultura, um manifesto tridimensional que inspira os veículos que serão lançados entre 2024 e 2028. Uma obra de arte em que o passado e o futuro estão em contacto permanente, em que a elegância surge equilibrada com o espírito radical das formas. Hoje tem início o nosso Renascimento que irá surpreender os fãs da Lancia em todo o mundo. A Lancia voltará a ser uma marca desejável, respeitada e fiável no mercado europeu premium. Hoje tem início uma nova Lancia!

E para começar este “Lancia Design Day”, uma das novidades mais importantes: o novo logótipo. O novo logo da Lancia é claramente uma interpretação moderna do visual mais clássico que nos habituámos a conhecer e que traz para o presente todos os elementos que fazem parte do mesmo, como a roda, a bandeira, o escudo, a lança e as letras que compõem o nome da marca. No entanto, no novo símbolo da marca, todos estas características foram modernizadas e preparadas para o futuro.

Lancia Pu+Ra Design

Ao juntar as palavras “Pure” e “Radical”, a expressão Lancia Pu+Ra Design traduz a denominação da nova e sustentável Linguagem de Design da marca, que sublinha o estilo dos futuros modelos Lancia, pretendendo-se que se torne única e durável. É o resultado do orgulhoso passado da marca e de alguma da excelência típica do estilo italiano a nível mundial.

A estreia da nova linguagem de design da Lancia é feita através de um “manifesto” tridimensional, uma escultura que representa a melhor expressão do conceito de “Progressive Classic” e que nos apresenta uma primeira abordagem à imagem de modelos como o novo Ypsilon, o novo topo de gama da marca e o novo Delta.

Combina design, arte e inovação e representa a síntese de elementos opostos: Beleza e Tecnicidade, Graça e Caráter. Mistura harmoniosamente as formas primárias, icónicas e típicas da tradição Lancia, num diálogo contínuo entre as duas almas distintas, mas complementares da marca, o passado e o futuro.

À frente, as características Lancia Pu+Ra Zero fazem uma reinterpretação da grelha histórica da Lancia, o “cálice”, agora projetado para o futuro através de três raios de luz para torná-lo icónico e memorável. Este novo “cálice” puro, tecnológico e com uma identidade única surgirá nos três novos modelos Lancia, tornando-os instantaneamente reconhecíveis de dia e de noite.

Acima do “cálice” surge o novo lettering Lancia. Esta dupla assinatura, cálice/lettering, irá ser a assinatura frontal dos três novos modelos Lancia: um “cálice de luz” que, de um modo virtual, abraça a marca e identifica, com clareza, a identidade gráfica do Renascimento Lancia, transportando-a para a era da mobilidade elétrica.

O conceito Lancia Pu+Ra Zero compõe-se por linhas suaves e fluidas que recordam o design do Aurelia B20 e do Flaminia, com um tejadilho circular que inunda de luz o habitáculo, num jogo de equilíbrio entre exteriores e interiores.

Atrás destacam-se os faróis traseiros redondos. Relembrando os usados no Stratos, serão aplicados no novo Ypsilon e posicionados nos extremos do novo lettering Lancia. Por fim, numa visão lateral, o novo logótipo surge em destaque.

Na cor Micalized Blue, o conceito Lancia Pu+Ra Zero conta com subtis nuances que jogam com a luz sob a égide da elegância, fluidez e luminosidade italianas.

Renascimento da Lancia, um percurso sólido, ambicioso e acelerado

O renascimento da Lancia implementa um plano estratégico a dez anos que inclui uma gama eficiente composta por três novos modelos – um a cada dois anos, a partir de 2024 – para cobrir 50% do mercado. Trata-se de um roteiro sólido e eficiente, mas que evolui com rapidez, como parte do plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis. Tal pode ser observado no processo de eletrificação que levará a marca a apenas comercializar veículos 100% elétricos em 2028. Outro pilar do Renascimento da Lancia é a sustentabilidade: no habitáculo do Novo Ypsilon, 50% das superfícies de contacto ao toque serão ecológicas. Para além disso, está em curso a criação de um modelo de distribuição eficiente e inovador, com 100 novos e exclusivos showrooms na Europa e uma seleção de parceiros em Itália. Em complemento, o novo sistema proporciona uma maximização do recurso às vendas online. Tornar a Lancia numa marca credível, respeitada e desejada no segmento premium europeu é o objetivo por excelência.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)