Morreu Marcello Gandini: Pai do Countach, Miura, Diablo, Stratos, entre tantos outros
Lancia guarda o melhor para o fim no que diz respeito ao design dos seus modelos

Lancia Stratos regressa com edição limitada

By on 9 Fevereiro, 2018

A Fiat Chrysler Automobiles tem investido bastante no melhoramento e rejuvenescimento da Alfa Romeo e Maserati, mas não se pode dizer o mesmo relativamente à Lancia, limitada a um único modelo, exclusivo para o mercado italiano (Ypsilon), a marca está reduzida a uma sombra do que já foi. No entanto, através de uma edição limitada, a FCA  decidiu retomar a produção de um dos seus mais respeitados modelos, o Stratos.

O novo Stratos será mais que um protótipo, serão produzidas 25 unidades, assim foi anunciado pela MAT (Manifattura Automobili Torino) e New Stratos Gbr, as duas entidades que chegaram a um acordo para desenvolver o novo desportivo.

Para além da versão base, serão produzidas as versões Safari e GT, infelizmente não foram revelados detalhes relacionados com estas variantes. Informação sobre especificações técnicas também é escassa, responsáveis pelo projecto prometem um motor capaz de debitar mais de 550 cv e “suspensão optimizada” de forma a possibilitar uma “experiência de condução ímpar”.

O design exterior e o interior do novo Lancia Stratos serão inspirados no modelo clássico da década de 1970.

A intenção de fabricar um novo Lancia Stratos surgiu em 2010. Na altura, foi produzido um protótipo com base no Ferrari F430 Scuderia, estava equipado com um motor atmosférico V8 de 4.3 litros capaz de debitar 540 cv de potência e desenvolver 519 Nm de binário. A Ferrari não permitiu que o Stratos fosse baseado no seu modelo, consequentemente, sem o aval da Ferrari, a Pininfarina recusou fabricar a carroçaria e o projecto foi interrompido. Até agora.

O novo Lancia Stratus será destaque no Salão de Genebra, que abre portas a 8 de Março, informação adicional será então revelada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)