Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Xiaomi SU7: Vendas muito acima do esperado

Land Rover ‘by Cuthbertson’, o verdadeiro todo o terreno

By on 18 Julho, 2017

A criatividade aplicada ao mundo automóvel gera muitas vezes detalhes ou modelos tão únicos quanto peculiares. Mas isso é algo que, naturalmente, não é de agora. Um bom exemplo disso é precisamente este Land Rover Series II (percorra a galeria acima) construído, ou melhor, adaptado em 1958 pela empresa James A. Cuthbertson Ltd – criada em 1936 e sediada na Escócia, em Bigger, a sul de Lanarkshire; desde o início que desenhou e construiu limpa neves; ainda hoje existe e o negócio estende-se, entre outras coisas, a estradas ou linhas de caminhos de ferro.

No presente caso, e a um primeiro olhar, o veículo pode parecer muita coisa, mas talvez não um Land Rover. Isso chega-nos quando passamos a barreira visual das gigantes lagartas e nos ‘debruçamos’, à distância, sobre a carroçaria.

No essencial, foi criada uma ‘subestrutura’ específica, a que acoplou as lagartas e agregou o veículo, montando a carroçaria do Land Rover em cima. O sistema de direção foi também alterado, para tornar possível a condução. Não existindo propriamente estradas para este veículo, a sua velocidade máxima era de cerca de 32 km/h.

Ao certo não se sabe quantos foram construídos, mas aponta-se para menos que 20, assim como não há números nem certezas sobre quantos há e em que condições poderão estar hoje.

Obviamente que o seu grande ponto forte era o fora de estrada, num veículo literalmente preparado para ultrapassar qualquer obstáculo. Do ponto de vista militar tinha duas grandes vantagens: era bem mais leve que um tanque de guerra; o seu peso, através das lagartas, estava mais distribuído, ou contrário do dos tanques, o que se tornava vantajoso no caso de contacto com minas destinadas aos bem mais pesados tanques.

O veículo em questão está em ótimo estado, tendo sido recentemente alvo de restauro. No final de tudo, há um ponto importante, está para venda na leiloeira Bonhams, por um preço que se encontra entre os 57.000€ e os 68.000€. Um valor a pagar por uma raridade que será o centro das atenções onde quer que o leve…

Fonte: James A. Cuthbertson Ltd e Bonhams

André Duarte

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)