Range Rover Velar com versão híbrida plug-in e 53 quilómetros de autonomia
Range Rover Velar ganha nova edição especial

Land Rover chamou a divisão SVO e criou um Velar muito especial com 550 CV chamado SV Autobiography

By on 5 Fevereiro, 2019

Pegando no belo e sensual Velar, a divisão Special Vehicle Operation (SVO) criou um rival para o Porsche Macan Turbo, graças ao V8 de 5.0 litros sobrealimentado com 550 CV. Em Portugal custa 160.885,54 euros.

Não é um trabalho inédito para a SVO, pois já realizou o Range Rover Sport SVR. Curiosamente, o Range Rover Velar não assume o nome SVR, antes ficará conhecido como SVAutobiography Dynamic, semelhante ao modelo de topo do Range Rover. ALé do preço, também ele exclusivo, este modelo muito especial estará á venda apenas durante 12 meses.

Com este motor V8 de 5.0 litros sobrealimentado e 550 CV, o Velar chega dos 0-100 km/h em 4,3 segundos com uma velocidade máxima de 274 km/h. Apesar destas cifras, a Land Rover reclama para o Velar SVAutobiography “o tradicional refinamento, luxo e conforto de um Range Rover”. Ou seja, demarca-se do mais radical Range Rover Sport SVR.

Mas não deixa de exibir um acento desportivo, graças á utilização de um escape com sistema ativo de som, que consoante o modo de utilização, acentua o barulho do V8. Este escape pesa menos 7,1 kgs que o sistema convencional do Velar.

Para acompanhar o aumento de prestações, a Land Rover decidiu melhorar a travagem com discos de 395 mm à frente e 396 mm atrás, com maxilas pintadas de vermelho com quatro pistões. A suspensão pneumática também foi revista, com novas barras estabilizadoras e amortecedores pilotados com novas definições, para assegurar que o comportamento esteja à altura da mecânica, mas sem prejudicar o conforto.

Mas os homens da SVO não ficaram por aqui: direção, sistema de tração integral, caixa automática de oito velocidades, diferencial traseiro ativo e a caixa de transferências, foram totalmente revistos, não só para conferir um acento mais desportivo, mas também para encaixar os 680 Nm de binário do V8.

O estilo do Velar não foi mexido, sobressaindo, apenas, as quatro saídas de escape retangulares agrupadas em dois pares, uma nova grelha dianteira, jantes de 21 e 22 polegadas, logótipos e um tejadilho negro que contrasta com o resto do carro. Já no interior, os bancos estão forrados em pele exclusiva, um volante desportivo, bancos dianteiros com 20 ajustes diferentes, com aquecimento e arrefecimento e massagem. Os revestimentos da consola central também estão diferentes. Está disponível como opcional, um pacote de revestimento do interior feito em carbono. Como dissemos, o Velar SVAutobiography Dymanic já está à venda, estará à venda nos próximos 12 meses por 160.885,54€.

Leia também

Range Rover Sport SVR – Ensaio Teste

Range Rover Velar D240 4WD – Ensaio teste

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)