Leilões de carros usados – Online ou presencial? Qual a melhor opção?

By on 29 Novembro, 2019

O mercado online de automóveis está a crescer. E isto deve-se ao facto de cada vez mais, os consumidores preferirem poupar no tempo e na carteira. Por isso, mostramos-lhe as vantagens dos leilões online e o que precisa de saber para um negócio bem sucedido.

Porquê apostar em leilões de carros online?

A grande vantagem dos leilões online é não ter de efetuar uma pesquisa prévia nem exigir deslocações. Pode fazer tudo a partir da plataforma que escolher. Quanto à questão da segurança, que certamente deverá questionar, hoje em dia existem plataformas de leilões online certificadas e legalizadas. Uma das maiores a nível global é a Adesa, que garante a segurança do negócio exigindo uma licença aos compradores.

Aqui, basta selecionar o modelo, tipo de viatura e combustível, entre outras informações, a fim de encontrar o veículo pretendido.

De forma a participar nestes leilões online, na maioria das plataformas, deverá criar uma conta e fazer um depósito.

Quais as vantagens dos leilões online de carros usados?

A grande vantagem é o preço. Nos leilões é possível adquirir um carro a um preço mais convidativo do que em qualquer outro negócio. Outra vantagem é, sem dúvida, a conveniência. O facto de, como já mencionado, poder comprar carros a qualquer hora, em qualquer lugar, é um plus. Outro benefício dos leilões de carros online é a variedade de veículos a escolher. Muitas vezes os concessionários utilizam este método de venda para escoar o stock de automóveis em loja. Para além disso, tem acesso a veículos que o público em geral não tem: desde carros antigos a descontinuados.

Algumas questões sobre leilões presenciais:

– É necessário ter uma licença?

Os leilões de revendedores são principalmente para quem pretende adicionar carros usados ​​ ao seu inventário. Neste caso, pode ter que ter uma licença de revendedor para participar. Já os leilões públicos estão abertos a todos, não havendo necessidade de licença.

Que tipos de carro irá encontrar?

Tanto para revendedores como para leilões públicos – online ou offline – vai encontrar automóveis em diferentes situações. Desde reintegrações de posse, carros apreendidos, carros sinistrados, ou excedentes de veículos de concessionários.

Quais as regras para participar em leilões presenciais?

Cada leilão tem as suas regras. Como tal, deverá aprendê-las antes de decidir participar pois pode acontecer ter de se registar ou fornecer dados previamente. O mesmo acontece em relação à forma de pagamento. Alguns leilões offline só aceitam dinheiro, outros cartões de crédito, ordem de pagamento ou cheques.

Qual a melhor altura para chegar ao leilão?

O mais cedo possível! Assim poderá ver com atenção os veículos que entrarão em leilão. A maioria permite-lhe conduzir alguns carros ou inspecioná-lo com um mecânico ou alguém experiente. Mesmo que não consiga fazer um test drive, pode sempre verificar o óleo, os pneus, entre outras questões importantes. Pode também encontrar alguns defeitos de cosmética no carro como riscos ou amolgadelas.

– Como funcionam os leilões offline em termos de garantia?

Os carros usados ​​comprados em leilão, normalmente, não possuem garantia de veículo nem qualquer garantia do próprio leilão. Isto não significa necessariamente que estejam em mau estado. Um carro que funcione bem o suficiente para pequenas deslocações pode ser tudo o necessita. Mas é importante definir as expectativas certas antes de iniciar o processo.

No momento da compra, há regras que não deve esquecer. Para o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas que deve ter em consideração ao comprar carros em leilões online e offline:

  • Estabeleça um orçamento – Definir quanto pode gastar pode ser um bom ponto de partida. Isto irá ajuda-lo na hora de investir.
  • Defina um preço máximo – Tenha em atenção que este valor raramente vai ser o preço final da transação.
  • Informe-se de todos os encargos associados – Muitos leilões têm associadas taxas adicionais. Assim sendo, é possível ao valor final da sua compra ver somados encargos como o transporte. O imposto sobre a venda, registo e possíveis reparações também devem ser tidos em consideração.
  • Informe-se do histórico dos veículos – Todas as informações sobre um carro podem ajudá-lo a perceber a viabilidade do negócio. Através do histórico irá aceder a informações sobre acidentes ou outras eventualidades que tenham acontecido.
  • Selecione o modo de entrega do veículo – Caso o leilão seja bem sucedido e consiga realizar um bom negócio. Os leilões online têm várias formas de lhe fazer chegar o carro, cada uma delas com orçamentos distintos. Neste caso, deve avaliar qual a que melhor lhe convém ou consultar um especialista em leilões.


Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)