LBX: O novo SUV Compacto da Lexus, já disponível em Portugal
Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3

Lexus é a primeira marca a colocar câmaras no lugar dos espelhos

By on 13 Setembro, 2018

Estamos habituados a ver nos protótipos os espelhos a serem substituídos por câmaras, permitindo um estilo mais futurista. A Lexus trouxe a tecnologia para a produção em série, num carro disponível no mercado japonês, o ES300h.

A casa japonesa é a primeira a trazer esta tecnologia para um modelo de produção em série. Chama-se DOM (Digital Outer Mirrors) e tem enormes vantagens face aos espelhos tradicionais.

Primeiro, os designers podem fazer um carro com menos arrasto devido aos braços mais perfilados onde se alojam as câmaras, o que beneficia as performances, mas sobretudo os consumos. Os ruídos aerodinâmicos também desaparecem.

Depois, acumulam menos neve e água, não sendo afetadas por esses elementos, com o condutor a ter sempre visão desimpedida, pois os monitores estão no interior do carro. Nas manobras, as câmaras podem aumentar o ângulo de visão e os monitores podem oferecer mais informações no que toca ao estacionamento.

O sistema possui duas câmaras onde antes estavam os espelhos, e dois ecrãs de 5 polegadas colocados na base do pilar A. Uma tecnologia muito semelhante àquela que a Audi desenvolveu para o novo e-Tron, que a Lexus bate porque o ES300h estará á venda ainda este mês.

A tecnologia será libertada para outros modelos, mas apenas no mercado japonês que já aprovou este tipo de sistema há vários anos. Falta agora que cheguem ao mercado europeu.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)