Lexus LBX: Classe superior em tamanho compacto
LBX: O novo SUV Compacto da Lexus, já disponível em Portugal

Lexus estreia novo SUV UX no Salão de Genebra

By on 7 Março, 2018

A Lexus promove a estreia mundial do novo UX no Salão Automóvel de Genebra de 2018, um crossover de espírito livre criado especificamente para o explorador urbano moderno, que procura uma abordagem fresca, contemporânea e vibrante de um estilo de vida luxuoso.

Chika Kako, engenheira-chefe do UX, comenta a propósito deste novo modelo: “Desde o início concentrei-me no cliente-alvo – com cerca de 30 anos, homens e mulheres millennials, – e tentei entender como esse destinatário esperaria que um veículo compacto premium mudasse a sua vida e permitisse novas experiências. Foi o que nos levou ao conceito geral do UX enquanto Explorador Urbano Criativo – um novo género de crossover”.

“O design ainda é o principal motivo de compra de um automóvel, porque é o design que deixa a promessa ao cliente do que o carro pode oferecer. Com o UX, a equipa de design criou um estilo que oferece a forte sensação de segurança que separa os crossovers dos “hatchback”, combinando-o com uma dimensão muito dinâmica”.

“Também nos concentrámos em dar ao UX uma sensação de condução distinta que pudesse ter impacto no cliente. Eu queria mudar a imagem habitual do crossover de carroçaria alta que exige cuidados ao manobrar e oferecer um carro com um desempenho ágil e uma excelente manobrabilidade que o tornam mais fácil de conduzir, tal como um hatchback”.

O UX é o novo modelo de entrada para a Lexus e é fértil em qualidades que definem a marca: design arrojado, superior qualidade artesanal e tecnologia imaginativa.

Comandadas pela engenheira-chefe Kako e o designer-chefe Tetsuo Miki, as equipas de desenvolvimento trabalharam em estreita colaboração para produzir um veículo em que o exterior e o interior pudessem estar quase perfeitamente ligados. A carroçaria elegante, notável pelos seus impressionantes flancos dianteiros e traseiros, abriga um habitáculo com um cockpit orientado para o condutor e um espaço aberto e relaxante para os passageiros. Ainda que consiga oferecer uma visão dominante para quem está ao volante, o UX oferece uma posição de condução que faz com que este crossover tenha uma experiência de condução ágil e mais próxima da de um hatchback do que o que é habitual num SUV.

O UX chega também com uma série de inovações técnicas, incluindo a primeira utilização da nova plataforma de Arquitetura Global GA-C que possibilita uma rigidez estrutural fundamental e um centro de gravidade baixo, garantindo excelente estabilidade e qualidade de rolamento. Há também a assinalar o recurso a novas motorizações: um novo motor a gasolina de 2.0 litros que colhe as vantagens de uma elevada eficiência térmica em termos de economia de combustível e de prestações; e um novo sistema híbrido – self-charging hybrid – de potência mediana, de quarta geração.


LEXUS UX EM DETALHE

 

DESIGN ARROJADO

O design do Lexus UX expressa a sensação de segurança que se espera de um crossover, mas que ao mesmo tempo comunica agilidade e antecipa momentos de diversão ao volante, tudo com linhas condensadamente apelativas e elegantes. O resultado é um modelo com uma identidade única no seu segmento e que se começa logo por impor graças ao seu arrojado estilo, atraente e harmonioso. Houve uma estreita colaboração entre os líderes das equipas que trabalham no exterior e no interior do veículo, resultando em formas harmoniosas que integram quase perfeitamente o interior e o exterior do carro.

Design exterior

O objetivo do UX não era de alinhar com o dominante aspeto sólido dos crossovers, mas antes conseguir um design compacto que fosse forte e elegante, rompendo com as convenções do segmento para oferecer algo mais distinto e dinâmico.

Esta abordagem do design pode ser vista na forma como os marcantes flancos dianteiros e traseiros se projetam decididamente para fora em relação à forma básica do veículo, que flui a partir das linhas da grelha fusiforme da Lexus para envolver por completo o habitáculo. As superfícies exteriores meticulosamente formadas são simples, mas cativantes, expressando força e dinamismo.

Na frente, o arranjo dos faróis e da grelha fusiforme é incorporado numa forma profunda e marcante criada pelo capot e para-choques para gerar uma sensação de segurança. Na parte traseira, o tratamento de estilo condensado contrasta fortemente com os flancos alargados para enfatizar as qualidades dinâmicas e poderosas do crossover UX.

Há detalhes como as luzes de circulação diurna dispostas em forma de ponta de flecha, acima dos faróis principais, para enfatizar a assinatura de iluminação em L da Lexus. A grelha fusiforme tem um novo padrão de malha em forma de bloco com elementos individuais que mudam gradualmente de forma à medida que irradiam do logótipo central da Lexus, conferindo um visual tridimensional que muda de acordo com o ângulo em que o carro é observado.

Os grupos óticos posteriores têm um design original e avançado que não só é atraente como também é aerodinamicamente eficiente, ao mesmo tempo que melhora o comportamento do veículo. As unidades direita e esquerda são ligadas por uma linha de luz contínua na porta traseira para conferir uma aparência única à secção traseira do UX. Formada por uma sequência de 120 LEDs, tem um posicionamento ligeiramente direcionado para o centro, medindo apenas 3 mm de espessura no seu ponto mais estreito. O seu design foi pensado para se tornar uma referência original de assinatura da Lexus.

Foram produzidos quatro novos modelos de jantes de liga leve para o UX, com diâmetros de 17 e 18 polegadas. As rodas de 17 polegadas de cinco raios fazem a estreia mundial de um design aerodinâmico, cujos detalhes são fornecidos na secção de Tecnologia Imaginativa abaixo.

Dimensões e conceito geral do veículo

O UX mede 4,495 m de comprimento, 1,520 m de altura e 1,840 m de largura e tem uma distância entre-eixos de 2,640 m. O espaço de 870 mm entre as costas dos bancos da frente e os traseiros garante um amplo espaço para passageiros traseiros, enquanto a zona de carga disponibiliza uns generosos 791 mm de comprimento.

As proporções deste veículo permitem uma excelente manobrabilidade, com um raio de viragem de 5,2 m, que é o melhor do seu segmento. Para o condutor a reduzida distância entre os pontos do quadril e do calcanhar dá-lhe a sensação de estar ao volante de um hatchback e não de um SUV.

Design de interiores

O interior de um automóvel é o local onde o condutor e automóvel se ligam. Como tal, os designers procuraram eliminar o limite entre exterior e interior, criando uma continuidade perfeita. O efeito dá ao condutor um excelente campo de visão com uma visão clara das dimensões exteriores do veículo. Esse conceito é mais óbvio do banco do condutor, onde a parte superior do painel de instrumentos parece estender-se para além do pára-brisas. Por outro lado, visto de fora, o capot parece que se liga diretamente ao painel de instrumentos. Este é um conceito tradicional japonês que dissimula a fronteira entre o interior e o exterior de uma casa.

A abordagem centrada no ser humano estende-se ao design do interior do UX, com um conceito de “banco que controla” que se foca na possibilidade de ter os comandos de todas as principais funções do veículo nas imediações do lado do condutor dentro do habitáculo.

Ao mesmo tempo, esta abordagem cria uma atmosfera mais relaxante em torno do espaço do passageiro. O painel de bordo tem um design baixo e discreto e as finas molduras do pilar A foram desenhadas para melhorar a visibilidade e proporcionar uma vista “de comando” que se espera num crossover.

A engenheira-chefe Kako aproveitou a sua experiência anterior no desenvolvimento de materiais e no tempo dedicado a trabalhar na Europa para ajudar a definir a qualidade e a aparência do interior, especialmente adotando uma abordagem “menos é mais” para garantir o efeito desejado.

E que explica na primeira pessoa: “No decorrer do (meu) trabalho anterior aprendi que, mesmo que os elementos que compõem o interior – como os bancos, o painel de bordo e a ornamentação -, sejam feitos com uma especificação alta, isso não significa necessariamente que o aspeto geral suscitará uma impressão elegante. Quando se trata de determinar se um interior é bom ou mau, o controlo do equilíbrio geral entre continuidade, unidade e contraste é mais importante do que as especificações relativas dos componentes individuais “.

A lógica de um design centrado no ser humano incluiu atenção especial à aparência e à facilidade de uso da consola central que integra comandos de áudio na palma da mão. A forma das costas dos bancos foi definida para possibilitar o alcance dos vários comandos ao mesmo tempo que é mantida uma posição natural confortável.

Entrar e sair do veículo é mais fácil e mais confortável graças à colocação ideal do ponto da bacia, ao perfil cortado no painel basculante debaixo das portas e à forma da almofada do assento.

SUPERIOR QUALIDADE ARTESANAL

A superior qualidade artesanal que define os veículos da Lexus é evidente tanto na elevada qualidade geral de construção do novo UX – produzido na fábrica da Lexus em Kyushu, de onde também saem os modelos CT, NX e RX – como nos detalhes mais pequenos, como a aplicação de acabamentos diferentes e exclusivos no habitáculo.

Revestimento em pele sashiko

Os estofos em pele lisa, disponíveis no UX, são feitos através da técnica sashiko, uma técnica japonesa tradicional para acolchoar e que também é usada na confeção de uniformes de artes marciais como o judo e o kendo. A pele acolchoada é decorada com novos padrões perfurados que formam curvas matemáticas e gradações em perfeito alinhamento, melhorando a aparência dos bancos.

Ornamentação inspirada no grão de papel japonês

O esvoaçante painel de bordo do UX cobre uma extensa área, ligando os lados do condutor e do passageiro dianteiro. Desta forma torna-se possível melhorar o ambiente a bordo usando ornamentação de fina qualidade, com uma escolha de dois padrões de granulados e quatro cores.

O UX é o primeiro modelo da Lexus a dispor de um novo acabamento granulado que é inspirado pelo grão de papel japonês, conhecido como washi, comum nas casas tradicionais japonesas. Criado através da moldagem de lama e um acabamento de superfície cuidadosamente escolhido, evoca uma sensação calorosa e de calma.

Encontra-se igualmente disponível um acabamento em pele granulada, semelhante ao que existe nos modelos topo de gama LC coupé e LS, o que contribui para uma maior consistência de qualidade em toda a gama Lexus.

PRESTAÇÕES ENTUSIASMANTES

O UX foi projetado para oferecer “prestações elegantes com paz de espírito”, que podem ser experienciadas em todos os modelos da Lexus. A base para tal é a nova plataforma de Arquitetura Global GA-C, que aqui é utilizada pela primeira vez num Lexus.

Duas novas motorizações fazem a sua estreia aqui: um novo sistema self-charging híbrido de quarta geração com 178 cv/ 131kW1 e a opção de escolha entre tração dianteira e E-Four no UX 250h; além de um novo motor a gasolina de 2,0 litros com elevada eficiência térmica, disponível com uma nova transmissão de variação contínua Direct Shift no UX 200.

Suspensão, direção e pneus foram igualmente desenvolvidos para dar suporte às elevadas aspirações dinâmicas e de prestações que a Lexus tem para o UX.

Primeira utilização da nova plataforma de Arquitetura Global GA-C

O UX é o primeiro Lexus a ser construído sobre a nova plataforma Arquitetura Global GA-C, a base para o desempenho dinâmico do UX. O seu desenvolvimento teve como prioridade conferir uma resposta ágil e instantânea às solicitações do condutor, comunicando em paralelo uma sensação de estabilidade e segurança.

A plataforma permitiu um aumento da rigidez, incluindo uma estrutura anelar de elevada rigidez em torno das aberturas das portas e tampa da mala traseira. Foram usados adesivo altamente rígido e soldagem dos parafusos a laser em locais-chave, o que aumentou consideravelmente a rigidez geral.

Centro de gravidade baixo

O UX tem o mais baixo centro de gravidade de qualquer veículo na sua classe, graças ao conceito da plataforma GA-C. Esta caraterística, fundamental para o bom desempenho do automóvel e a qualidade do seu comportamento, é igualmente apoiada por medidas de redução de peso na construção da carroçaria, incluindo o uso de alumínio leve nas portas laterais, flancos e carroçaria, bem como de um material de resina para a tampa da mala traseira.

Suspensão e direção

A suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira com duplos triângulos sobrepostos na traseira foram desenhadas e afinadas para promover conforto de rolamento e uma resposta imediata. Foi dada especial atenção ao desempenho dos amortecedores e à qualidade do óleo dos mesmos, bem como aos vedantes do óleo e ao controlo de fricção.

Um sistema de direcção assistida electricamente, com uma nova coluna compacta e altamente rígida, foi adotada para o UX, com um veio de coluna de diâmetro superior. Esta solução contribui para um comportamento com reações mais rápidas e incisivas em resposta às solicitações do condutor, além de uma boa sensação no manuseamento da direção.

UX 250h com motorização híbrida “self-charging” de quarta geração

O Lexus UX 250h usará igualmente um novo sistema elétrico híbrido de quarta geração que possui um novo motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros e uma transmissão eletrónica de variação contínua (CVT). Estará disponível tanto com tração dianteira bem como com o sistema E-Four da Lexus.

O novo motor destaca-se pela sua alta eficiência térmica e potência, mesmo sendo os valores das prestações ainda provisórios no caso do sistema self-charging full hybrid (em conjunto, o motor a gasolina e o motor elétrico devem alcançar um rendimento máximo combinado de 178 cv).

O programa de desenvolvimento da motorização não se centrou apenas na excecional economia de combustível mas também numa condução com um forte apelo emocional. Foram feitos esforços especiais para reduzir qualquer efeito de “borracha” no funcionamento do sistema híbrido e da transmissão através da otimização do nível de assistência do motor elétrico e das rotações do motor a gasolina para gerar uma sensação de aceleração linear e evitando que o motor a gasolina funcione a altas rotações. As rotações do motor são sincronizadas com o aumento da velocidade do veículo para criar uma sensação de aceleração imediata e contínua, respondendo às intenções do condutor e criando uma agradável sensação de condução.

Novos transeixo híbrido, unidade de controlo de potência e bateria

O sistema dispõe de uma nova unidade compacta e leve de controlo de potência, concebida para minimizar as perdas de energia através do calor e da fricção.

Foi utilizada uma nova bateria de níquel-metal-hidreto (NiMH) com uma construção revista e um sistema de refrigeração mais compacto que lhe permite ter dimensões menores, o que foi determinante para a sua colocação a debaixo do banco traseiro. E, dessa forma, foi minimizada a intrusão no espaço de carga e foi dado um importante contributo para o baixo centro de gravidade do UX.

E-Four

O sistema E-Four fornece a capacidade de tração integral ao UX 250h, fruto da instalação de um motor elétrico adicional no eixo traseiro. A distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro é otimizada automaticamente na aceleração, em curva ou na condução sobre superfícies escorregadias. Quando é detetada uma perda de motricidade em qualquer roda traseira a quantidade de potência que pode ser direcionada para esse eixo é aumentada de 60% para cerca de 80%, a velocidades de até 70 km / h, contribuindo para um comportamento em estrada marcado por uma excelente estabilidade.

UX 200 com novo motor a gasolina de 2.0 litros

O UX 200 é locomovido por um novo motor a gasolina de 2.0 litros, desenvolvido para fornecer um elevado nível de desempenho dinâmico e ambiental com excelente economia de combustível. A unidade de quatro cilindros em linha recorre a uma combustão de alta velocidade para alcançar uma eficiência térmica superior.

Entre os recursos que permitem que isso aconteça numa ampla gama de cenários de condução estão os injetores de combustível diretos com orifícios múltiplos, uma bomba de óleo de capacidade continuamente variável, um sistema de refrigeração variável e um sistema de temporização variável (VVT-iE) das válvulas no lado de admissão. O resultado é uma eficiência térmica máxima de cerca de 40% – o melhor nível da classe para motores de automóveis de passageiros.

Direct Shift-CVT

O novo motor de 2.0 litros montado no UX 200 está ligado à primeira caixa Direct Shift-CVT da Lexus, projetada para garantir o desempenho suave e eficiente de uma transmissão de variação contínua convencional mas com uma sensação de condução mais direta.

Um sistema convencional usa duas polias, conectadas por uma correia, que podem alterar continuamente o seu raio de modo impercetível e, assim, alterar a relação de transmissão efetiva, sem qualquer efeito de “mudança”.

A nova transmissão Direct Shift-CVT tem engrenagens adicionais para alcançar a aceleração no arranque como uma transmissão manual. Assim se consegue a aceleração suave de uma caixa CVT mas com uma sensação de aceleração direta.

Além disso, este uso de engrenagens para aceleração no arranque reduz a necessidade de que as polias da CVT e o mecanismo da correia sejam utilizados nos regimes de motor mais baixos, libertando espaço para as rotações mais altas.

Para passar a potência da engrenagem para a correia é usada uma embraiagem multidisco banhada a óleo desenvolvida para a aplicação em transmissões automáticas, sendo esta uma tecnologia de passagens de caixa que permite uma resposta muito precisa e muito rápida.

Este mecanismo permite também manter as vantagens de uma CVT, que pode ajustar livremente a relação de transmissão para simular mudanças como a transmissão automática de multi-engrenagem sob forte aceleração. Assim se consegue a sensação de aceleração linear com a sincronizado aumento das rotações do motor e da velocidade do veículo.

TECNOLOGIA IMAGINATIVA

O caráter único do Lexus UX é expresso na aplicação de tecnologia imaginativa em aspetos específicos deste modelo, enfatizando o alcance da sua qualidade para os clientes, particularmente aqueles que poderão estar a considerar a compra de um automóvel de uma marca premium pela primeira vez.

Segurança

O UX está disponível com a versão mais recente do Lexus Safety System+, incluindo um Sistema de Segurança Pré-Colisão (PCS) que é capaz de fazer o reconhecimento dos peões à noite. Além disso, a capacidade do radar PCS foi ampliada para permitir a deteção de ciclistas durante o dia – utilizadores das estradas que estão envolvidos num grande número de acidentes2 de trânsito. O pacote incluído no UX também inclui o Lexus Co DRIVE (com Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem, Cruise Control Adaptativo), Sistema de Máximos Automático/Sistema de Máximos Adaptativo e Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito3.

Um Travão de Apoio ao Estacionamento deteta o risco de o veículo entrar em contacto com um objeto estacionário no seu caminho ou outro veículo que se aproxime por detrás e reduz automaticamente o envio de potência para as rodas, iniciando a travagem e acionando sinais sonoros e visuais para ajudar a reduzir a probabilidade de se dar uma colisão ou diminuindo os danos no caso da mesma não poder ser evitada.

Detalhes de design aerodinâmico em estreia mundial

A Lexus adotou uma nova abordagem para alcançar o melhor desempenho aerodinâmico possível dos grupos óticos traseiros, das molduras dos arcos das rodas e até, num conceito que constitui uma estreia mundial, através de rodas aerodinâmicas.

As Lâmpadas de Estabilização da Lâmina Aero na parte traseira incorporam barbatanas com um design distintivo que ajudam a evitar que o fluxo de ar envolva a parte traseira do veículo. Desse modo dão um contributo notável para manter a estabilidade na parte traseira do veículo ao virar e na condução através de ventos cruzados.

Foram feitos ajustes cuidadosos no perfil curvo das lâmpadas, com cada alteração avaliada e verificada em túnel de vento e testes de condução no mundo real.

As molduras das cavas das rodas têm lados planos e uma secção superior escalonada, o que gera um fluxo de ar que ajuda a reduzir o rolamento e a manter o veículo estável em curva, na mudança de faixa de rodagem ou na condução em linha reta. As afinações feitas ao milímetro neste elemento escalonado permitiram manter um excelente equilíbrio entre o efeito estabilizador e os imperativos do design.

As jantes de liga leve do UX apresentam, em estreia mundial, um design aerodinâmico que ajuda a manter os travões frios e a reduzir a resistência do vento. As simulações em computador e os testes em túnel de vento produziram uma forma de perfil para os raios da jante que aumentaram a quantidade de fluxo de ar que poderia ser direcionado para arrefecer os discos dos travões, sem comprometer o coeficiente de arrasto (Cd).

Controlo de ventilação com comutador único e iluminação sem fio

As saídas de ar do UX dispõem de um novo comutador de controlo simples para direcionar o fluxo e a quantidade de ar, iluminado através de um novo sistema sem fios. Ao combinar as duas funções num único comando as saídas de ventilação puderam ser ampliadas, melhorando o seu desempenho. Cada comando possui uma fonte de luz LED que é alimentada sem fio, usando a ressonância eletromagnética entre duas bobinas que vibram na mesma frequência. Usando o mesmo princípio dos grupos óticos traseiros do Lexus LC, as luzes de ventilação usam uma ótica refletora para criar o efeito da profundidade de iluminação flutuante, apesar do elemento do refletor ter apenas 3 mm de espessura.

UX F SPORT

As versões F SPORT do UX estão claramente diferenciadas pelo tratamento de estilo que enfatiza as suas formas baixas e largas que evocam elevadas prestações em condução desportiva. Na dianteira há uma grelha de malha exclusiva que remete para a linhagem Lexus F SPORT, com impacto extra gerado pelos grandes faróis de nevoeiro com molduras cromadas em forma de L e detalhes que replicam o padrão de malha F da grelha.

Na parte traseira há um para-choques de design exclusivo com destaques cromados, projetando uma imagem segura e desportiva. A ornamentação em negro nas molduras dianteira e traseira criou uma aparência unificada, enquanto a qualidade desportiva se reflete ainda mais nas jantes de liga leve de 18 polegadas com design exclusivo.

No habitáculo, os elementos exclusivos do F SPORT incluem bancos desportivos feitos com uma técnica de espuma integrada com ótima capacidade de apoio dos ocupantes, um ecrã TFT a cores de oito polegadas e um mostrador de instrumentação com um anel externo movível. O volante F SPORT tem uma cobertura em pele com orifícios (também visível no punho do seletor da caixa) e existem pedais e apoio de pé em alumínio.

As versões F SPORT contam com uma regulação exclusiva da suspensão, com afinações das molas e das barras estabilizadoras, e dispõem amortecedores traseiros de elevado desempenho para proporcionar um comportamento mais preciso, estável e com uma resposta mais direta. Existe igualmente uma versão especificamente adaptada do novo sistema, de excelente resposta, de Suspensão Variável Adaptativa (AVS) apresentado no coupé topo de gama o Lexus LC. O objetivo é fornecer um nível de força de amortecimento que contribua para uma condução gratificante, mas que não prejudique a qualidade de rolamento confortável. Esta força de amortecimento é reduzida na condução em linha reta e aumentada em curva ou na mudança de faixa de rodagem para proporcionar estabilidade, com rolamento mínimo da carroçaria. Nos modelos que estão equipados com AVS o seu funcionamento está ligado à resposta do modo Sport S+ do Seletor do Modo de Condução.

A experiência de condução pode ser ainda mais beneficiada com o Controlo Ativo de Som (ASC) que gera um efeito sonoro nas passagens para cima ou nas reduções de caixa tal como nos veículos com transmissão automática com engrenagens. E a função adicional Sonic Interaction Design (SID) ajusta o som que o veículo faz quando conduzido no modo Sport S+ (S+ Sound), que pode ser desligado, se o condutor o desejar, através do interruptor ASC.

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