Lexus LC Coupé, Cabrio e Ultimate Edition: ainda melhor em 2024

By on 13 Abril, 2023

O Lexus LC Coupé, versões Cabrio e Ultimate Edition vão sofrer alterações na suspensão e na carroçaria, que visam aperfeiçoar a experiência de condução. Adicionalmente, vai haver uma integração de novos recursos de segurança no Lexus Safety System+.

O Ultimate Edition irá chegar aos concessionários com asa traseira integrada, cores dos revestimentos e pormenores estéticos exclusivos.

O ano de 2024 traz importantes alterações às várias versões do Lexus LC – melhorias no conforto e na conveniência do habitáculo; aperfeiçoamento da experiência de condução; e reforço da presença visual da Edição Especial “Ultimate Edition”.

Foram introduzidas modificações nas cinco versões do LC – o LC 500 Coupé e o LC 500 Cabrio, ambos com o motor V8 de 5.0 litros atmosférico; as versões Ultimate Edition do Coupé e Cabrio, também com o motor V8; e o LC 500h Coupé, eletrificado com a motorização híbrida V6 de 3.5 litros. A Ultimate Edition do LC entra em produção em setembro de 2023. As restantes versões do LC, em maio de 2023.

Novo sistema multimédia e conectividade

Para 2024, o LC conta com um novo sistema multimédia com um ecrã tátil maior, mais fácil de usar, mais funcional e de resposta mais rápida. A substituir o ecrã de 10 polegadas do sistema anterior, operado por controlos táteis na consola central, está agora um ecrã tátil de alta definição de 12.3 polegadas que está agora colocado 86 mm mais perto do condutor.

O sistema conta com funcionalidades adicionais, como o sistema de reconhecimento de voz que permite que o condutor ou o passageiro da frente enviem comandos de voz ao assistente de bordo “Hey Lexus”. Esta funcionalidade tem capacidade para responder a cerca de 100 comandos diferentes (dependendo do modelo), como a operação dos controlos de temperatura, a pesquisa na Internet ou a realização de chamadas telefónicas. Pode personalizar e guardar configurações de até três utilizadores para navegação, áudio, ajustes na posição de condução e avisos de segurança.

É possível fazer a integração com smartphones via Apple CarPlay através de ligação com ou sem cabos, e via Android Auto, com cabo. Ao usar a aplicação para smartphones Lexus Link, as portas podem ser trancadas ou destrancadas remotamente, e o ar-condicionado e aquecimento podem ser ajustados, antes de arrancar.

Outra funcionalidade adicional para 2024 é a navegação baseada na “cloud” designada “always on”, beneficiando de informações atualizadas sobre trânsito e condições da estrada em tempo real, o que facilita o planeamento de viagens e o ajuste da rota, se necessário. Se a ligação não estiver disponível, pode-se usar a navegação incorporada no ecrã tátil.

Com a remoção do touchpad para controlo do sistema de multimédia, houve uma reorganização dos botões da consola central para chegar a um layout longitudinal, mais fácil de usar. A consola central conta ainda, com um botão em alumínio para regular o sistema de som (complementado pelos controlos táteis do ecrã), facilmente acessível por ambos os ocupantes dos bancos dianteiros. Na zona do apoio de braço encontra-se uma entrada de 12 volts, porta USB-C para carregamento de dispositivos e porta USB-A.

Para permitir a reprodução do som em alta resolução, foram melhoradas as colunas nos encostos dos bancos traseiros e nas laterais do painel de instrumentos. Semelhante a um sistema de áudio doméstico de alta-fidelidade, o sistema áudio de 13 colunas Mark Levison Surround Sound é de série.

Dois novos esquemas de cor para o interior

Em 2024, os habitáculos do LC Cabrio e do LC Coupé apresentam-se com dois esquemas adicionais de cores: Azul/Branco, uma representação de espaço e elegância, e vermelho (DK. Rose), para uma atmosfera desportiva. A combinação azul/branco apresenta zonas azuis no volante, na manete de velocidades, no acabamento inferior das portas e nas proteções dianteiras. O esquema de cores DK. Rose realça o contraste entre a escuridão do preto e a riqueza dos vermelhos, da consola central, do painel de instrumentos e dos acabamentos inferiores no puxador interior das portas.

Outras alterações de pormenores no habitáculo do LC incluem a moldura do painel do lado do passageiro, anteriormente em acrílico, que agora combina com o revestimento do painel de instrumentos; novas opções de materiais para os bancos; e as proteções nos modelos Sport Package, agora em carbono.

Novas opções de cores exteriores e jantes

Foram introduzidas duas novas opções de cor para o revestimento da carroçaria dos modelos Cabrio e Coupé. O “Heat Blue”, um azul com destaques e sombreados contrastantes que conferem uma sensação de profundidade à beleza do LC; e o Cobre, um tom cromático de um avermelhado rico sob a luz solar que se torna mais profundo à medida que a iluminação diminui.

Outra alteração, nos espelhos exteriores de todos os modelos LC passa a incorporar uma câmara para o sistema de visão panorâmica 360º. Esta ligeira alteração no formato do espelho retrovisor reduz ainda mais o ruído do vento e suprime a sua separação, melhorando a aerodinâmica.

Todos os modelos vêm agora com três novas jantes forjadas: 20 polegadas com revestimento metálico preto brilhante, 21 polegadas com acabamento mate 3D e 21 polegadas com acabamento preto hiper cromado em dois tons.

Lexus Safety System+: novos recursos

Foram adicionados novos recursos ao Lexus Safety System +, em todos os modelos LC, um importante contributo para a prevenção de acidentes e para o reforço da consciência do condutor durante a viagem.

O Sistema de Segurança Pré-Colisão (PCS) frontal, que anteriormente monitorizava veículos e peões, passa a ter capacidade para detetar ciclistas durante o dia. O Assistente de cruzamentos, tal como o nome indica apoia o condutor detetando outras viaturas levando a manobras mais seguras em cruzamentos. Quando ativado, o Assistente de Condução de Emergência introduz, de forma automática, pequenas entradas corretivas no volante, para ajudar a evitar saídas não intencionais da faixa de rodagem. O Sistema de Reconhecimento dos Sinais de Trânsito pode redefinir rapidamente a velocidade do veículo de acordo com as informações de limite de velocidade. E o Cruise Control Adaptativo, que regula a velocidade do automóvel em relação ao veículo da frente, passa a incluir Redução de Velocidade em Curva, ajustando automaticamente a velocidade do veículo ao raio da curva.

Objetivo: condução aperfeiçoada

Foi com o LC que nasceu a “Assinatura de Condução Lexus”, enfatizando a importância da ligação do condutor ao automóvel. Desde então, esta filosofia foi aplicada ao desenvolvimento de todos os outros modelos Lexus – e foi, uma vez mais, rigorosamente seguida no aperfeiçoamento do LC para os modelos de 2024.

Foram introduzidas alterações nas molas helicoidais da suspensão e ajustes no amortecedor, na suspensão traseira, barras estabilizadoras, na coluna de direção, na fixação da caixa de direção, nos rolamentos dos cubos das rodas. Os apoios do motor também foram revistos e o intervalo de tempo entre os movimentos da carroçaria e da transmissão reduzido. O resultado destas melhorias é uma resposta de condução mais firme e uma sensação de contacto com o solo aperfeiçoada.

Para além disso, o sistema brake-by-wire foi reajustado de forma a tornar a travagem mais natural e contínua. E o controlo de mudanças da transmissão automática de 10 velocidades também foi ajustado para uma melhor antecipação das intenções do condutor no modo D. Agora, o modo automático também oferece características de condução mais desportivas nos modos Sport S e Sport S+. O Sport S+ oferece uma experiência de condução dando uma sensação de condução de uma transmissão manual em D, seleciona desta forma a mudança ideal para aceleração e desaceleração, e reduz a mudança durante a travagem.

Para condução em pista, os modelos Coupé e Cabrio de motor V8 integram agora o modo Expert que desliga o controlo da tração, reduzindo a intervenção eletrónica, facilitando o “drift” da traseira.

Para melhorar o desempenho da condução, a bateria de iões de lítio do LC 500h Coupé para o sistema Multi Stage Hybrid possui agora células com maior capacidade. O resultado? Fornecimento mais rápido de potência e melhorias na capacidade de resposta e na sensação de aceleração.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)