McLaren: Os traços do futuro da marca britânica
Desvendado um pouco do concept da próxima geração de elétricos da Lexus

Lexus LF-Z, o concept que mostra a visão da marca para o futuro

By on 30 Março, 2021

A Lexus decidiu apresentar o novo LF-Z, um concept criado para demonstrar aquilo que podemos esperar na nova era eletrificada da marca nipónica. Como tal, incorpora performance, design e tecnologias que a Lexus pretende lançar nos 20 novos ou atualizados modelos que serão apresentados até 2025. Deste número, a marca revela que mais de 10 vão ser 100% elétricos. “Começando com dois novos modelos que vão ser lançados este ano, vamos continuar a desenvolver produtos inovadores que vão adicionar cor aos diferentes estilos de vida dos consumidores”, revelou Koji Sato, presidente da Lexus.

Relativamente ao concept LF-Z, este demonstra a nova plataforma dedicada a carros elétricos que é vista como um passo fundamental para os objetivos eletrificados da Lexus. Esta vai permitir o novo sistema de tração integral DIRECT4 distinto do que existe nos modelos atuais. Passando para o Design, este concept mostra as expectativas para o futuro com “forma simples e apelativa enraizada em proporções fortes e com uma aparência distinta”, podemos ler em comunicado.

Novo habitáculo

No interior, a Lexus estreia o concept Tazuna. Este remete para um habitáculo centrado no condutor inspirado, segundo a marca, na relação entre um cavalo e o cavaleiro onde a comunicação é feita maioritariamente pelas rédeas. Passando isto para o mundo automóvel, a Lexus quer uma estreita coordenação dos comandos do volante com o head-up display, permitindo aceder às diferentes funções sem que o condutor tenha de desviar o olhar da estrada. Tal como demonstra o LF-Z, a inteligência artificial vai estar presente e terá um papel ativo nas preferências e comportamentos do condutor.

600 km de autonomia e 544 cv

Percorrendo as especificações do Lexus LF-Z, vemos que o concept tem 4880 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1800 mm de altura. A enorme distância entre eixos chega aos 2950 mm, o que garante uma boa habitabilidade no interior. Sendo elétrico, está equipado com uma bateria de 90 kWh que permite percorrer até 600 km com um único carregamento. Já os dois motores elétricos debitam uma potência combinada de 544 cv e 700 Nm de binário, algo que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. De relembrar que este concept não passa de um mero estudo, porém, estes dados podem vir a ser utilizados em modelos num futuro não muito distante.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)