Lexus LBX: Classe superior em tamanho compacto
LBX: O novo SUV Compacto da Lexus, já disponível em Portugal

Lexus LS+: Uma perspectiva sobre a tecnologia do futuro

By on 27 Outubro, 2017

Lexus LS+ Concept

A Lexus apresentou no Salão de Tóquio o LS+ Concept, um protótipo que reflecte a intenção da marca em aplicar sistemas de condução autónoma nos seus modelos de produção durante a primeira metade da próxima década.

O LS+, equipado com tecnologia de última geração, representa a futura imagem do modelo estandarte do construtor nipónico, o sedan LS. Com o seu avançado design e sistemas de condução autónoma, foi concebido como um protótipo que simboliza a perspectiva da Lexus sobre o futuro próximo.

O design do LS+, baseado na linha estética da Lexus “L-finesse”, será referência para a futura geração do LS, prevista para 2020. O destaque vai para a grelha frontal que integra elementos aerodinâmicos e avançados sistemas que abrem ou fecham a grelha em função de condições atmosféricas e tipo de condução. Os espelhos laterais foram substituídos por câmaras e os faróis e farolins assentam parcialmente em tecnologia laser.

Tecnologia

A Lexus planeia introduzir a sua tecnologia de condução autónoma destinada a estradas convencionais (denominada Urban Teammate) na primeira metade da próxima década.

A nível tecnológico, o LS+ inclui os mais recentes sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma. Integra o sistema “Highway Teammate” que permite condução autónoma de nível 3 em autoestrada. Através deste sistema o veículo pode rodar sem intervenção do condutor, é capaz de reconhecer alterações de trânsito, o que lhe permite efectuar manobras de ultrapassagem, mudanças de faixa e colocar-se sempre a uma distância segura de outros veículos.

O LS+ está ligado a um centro de recolha de dados através do qual efectua as actualizações do seu software. Dotado de inteligência artificial, o protótipo da Lexus consegue aprender através da análise de informação recolhida sobre estradas e características da área em que circula. O carro evolui juntamente com o condutor e estabelece-se uma relação afectiva. Na opinião do construtor nipónico, este elo entre Homem e máquina representa uma nova era na mobilidade automóvel.

Vídeo: Lexus LS+ Concept revelado | Salão so Automóvel de Tóquio 2017

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)