Lexus LBX: Classe superior em tamanho compacto
LBX: O novo SUV Compacto da Lexus, já disponível em Portugal

Lexus ROV, um concept para todo-o-terreno movido a hidrogénio

By on 3 Dezembro, 2021

Com o Lexus ROV concept, o Grupo Toyota, onde se inclui a Lexus, mostra mais uma vez que o hidrogénio pode vir a ser uma solução de mobilidade “limpa”.

A Lexus apresentou o Concept-car ROV (Recreational Off-Highway Vehicle), um protótipo feito para diversão fora de estrada que é movido a hidrogénio. Para este projeto, a equipa de design da Lexus quis criar um veículo que se enquadrasse em todos os tipos de ambientes naturais e, para tal, teve de ser um concept com características de veículo todo-o-terreno. O resultado é uma espécie de ATV robusto com suspensão elevada, barras de proteção, pneus cardados e, claro, alguns componentes com o cunho da Lexus.

O Lexus ROV é um concept que recorre a um motor a combustão de 1.0 litros, mas ao invés de trabalhar a gasolina, recorre a hidrogénio. Este combustível “limpo” é guardado num depósito de alta pressão para hidrogénio comprimido, que é fornecido precisamente por um injetor direto de hidrogénio. Esta solução produz emissões quase nulas, além de gerar uma insignificante quantidade de óleo de motor queimado durante a condução. Tudo isto incorpora o som de uma mecânica a combustão, bem como a instantânea disponibilidade de binário resultante da rápida velocidade de combustão do hidrogénio.

“O Lexus ROV é a nossa resposta para a paixão crescente pela vida ao ar livre e para o espírito aventureiro dos consumidores de produtos de luxo. Como concept-car, funde o nosso desejo de desenvolver também produtos orientados para o estilo de vida através da pesquisa contínua em novas tecnologias que contribuam para a neutralidade de carbono. Além de ser um veículo emocionante de conduzir, tem emissões quase nulas graças ao motor movido a hidrogénio”, refere Spiros Fotinos, diretor da Lexus Europe.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)