LBX: O novo SUV Compacto da Lexus, já disponível em Portugal
Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3

Lexus UX: Concept Crossover

By on 15 Agosto, 2017

LEXUS UX Compact Crossover Concept

Apresentado em 2016 no salão de Paris, o UX representa uma nova etapa ma históriado design da Lexus. É um novo conceito de crossover urbano, em que a estética “bruta” e “agressiva” e o espírito de um verdadeiro todo-terreno 4×4, contrastam  com uma posição de condução de coupé.

Design fluido

Um conceito “inside-out” futurístico é o que distingue o design do UX, criando uma forte sinergia entre o estilo exterior e interior. A secção traseira da carroçaria fluí para o interior, formando a estrutura principal dos encostos de cabeça dos assentos.

Detalhes inovadores realçam o conceito “inside-out”. As Luzes diurnas em forma de “L” estão posicionadas de forma a perfurar a estrutura dos faróis e o desenho das luzes traseiras, que estão integradas no aileron, produz um efeito tridimensional.

Até os pneus do UX desafiam as convenções. A borracha é trabalhada a laser para criar a ideia de que os sulcos fazem parte da face lateral, originando a ilusão de que jante e pneu são um único componente.

Robusto mas elegante

Recorrendo a uma carroçaria “sensual”, os elementos que compõem o exterior misturam-se de forma a criar a aparência de um desportivo clássico, como é o caso do ênfase no comprimento do capô.  O forte design horizontal, obtido através de volume e não apenas através de linhas e arestas, é algo único da Lexus.

O interior do UX

A secção frontal da cabine emana sofisticação e promove o envolvimento do condutor. A secção traseira foi desenhada a pensar no conforto de um sofá, com parte dos bancos incorporada nas portas, e o contraste do esquema de cores cria um ambiente de um luxuoso SUV.

Arrojado e inesperado

Em vez de um painel de instrumentos convencional, formas angulares, que fluidamente se sobrepõem umas às outras, criam um jogo de sombras e contrastes. Em cada canto do painel, está colocado um ecrã que transmite imagens vídeo fornecidas pelos retrovisores laterais.

Sempre ligado

O computador de bordo foi concebido para fornecer informação através de um intuitivo “display” tridimensional, um mimo para condutor e passageiros que gostam de tecnologia e de ambientes “sempre ligados”.

Tecnologia inovadora

O painel de instrumentos  do condutor exibe uma esfera transparente, que aparenta flutuar como um holograma e disponibiliza uma combinação de informação digital e analógica. Por cima da consola central, uma estrutura de cristal realça um “display” holográfico, onde é apresentada informação relacionada com o ar condicionado e com o sistema de infoentretenimento.

O Lexus UX vem equipado com avançada tecnologia eléctrica, como janelas electro-cromáticas e em vez de espelhos laterais convencionais, câmaras “e-mirror”. O vídeo transmitido pelas câmaras e-mirror é exibido em ecrãs situados no interior que realçam o conceito “inside-out” do painel de instrumentos.

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)