Ligação da Peugeot à Gendarmerie Nationale já dura há mais de 70 anos

By on 9 Abril, 2022

Desde o Peugeot 202 ao mais recente 3008 plug-in hybrid, a marca francesa já faz parte da história da Gendarmerie Nationale.

No final dos anos 40 e num período após uma guerra mundial, a Gendarmerie Nationale francesa começou a renovar a sua frota de modelos através de viaturas provenientes da resistência ou do exército francês.

Essa é apenas uma das razões por que os primeiros modelos tinham a carroçaria pintada de preto, uma vez que o característico tom de azul, só se iria generalizar no final dos anos 60. Os primeiros automóveis da Peugeot ao serviço da Gendarmerie Nationale foram então, principalmente, os modelos 202, 302 e 402.

Na década de 50 foram efetuadas as primeiras encomendas em grande escala, com a carrinha 203 a ocupar o topo da lista de preferências e essencialmente destinadas a recém-criada brigada de trânsito. As carrinhas foram um formato sempre desejado pela Gendarmerie, tendo um enorme histórico com os modelos 403, 404, 204, 304, 305, 504, 505 e 306, que apenas terminou quando o mercado começou a receber outro tipo de formatos mais funcionais para este tipo de missão.

Em vez das carrinhas, as preferências começaram a recair em modelos como o Peugeot Expert, seguidos dos 5008 e agora, dos novos 3008 híbridos que acabam de ser encomendados.

Claro que a frota da Gendarmerie também contou com berlinas, até porque alguns oficiais tinham o privilégio de utilização de um carro de serviço que, na maioria dos casos também não tinha as cores da Gendarmerie e era totalmente descaracterizado.

Na história da Gendarmerie Nationale houve ainda espaço para alguns modelos mais “especiais”, dos quais destacamos exemplos como o Peugeot 405 T16 de 200 cavalos ou o 306 S16 de 167 cavalos das Brigadas de Intervenção Rápida, que operavam nas autoestradas francesas. E tudo isto além dos automóveis destinados a serviços específicos, como o transporte de cavalos da Garde Républicaine, ou dos cães das brigadas caninas, por exemplo.

Os modelos que se seguem são os novos Peugeot 3008 hybrid 225 eAT8, sobre os quais poderá ler mais detalhes no artigo que publicámos há umas semanas sobre a sua aquisição.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)