Porsche 911: Versão híbrida impressionou no Nordschleife
Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático

Ligação da Porsche ao Centro Técnico de Nardo já conta com dez anos

By on 9 Maio, 2022

O Centro Técnico de Nardo, no sul de Itália, foi adquirido pela Porsche em 2012, sendo que a sua evolução tem sido tremenda ao longo destes últimos dez anos.

Conhecido como um dos centros de testes mais incríveis do planeta, a pista circular de Nardo já assistiu a diversos recordes de velocidades e ao desenvolvimento de inúmeros modelos, desde a sua inauguração em 1975, uma vez que neste local, conseguem ser reunidas as condições ideais para a testagem de diversos cenários.

Desde 2012, o Centro Técnico de Nardo tem sido gerido pela Porsche Engineering, o construtor que comprou estas instalações há uma década, tendo sido evoluído da melhor forma possível para ficar ainda mais apelativo e, sobretudo, eficiente em termos de resultados.

Até agora, o investimento ronda os 80 milhões de euros, mas que inclui diversos projetos de modernização do espaço, não faltando um sistema de fibra ótica ao longo da pista, destinado a uma melhor transmissão de dados, bem como soluções destinadas aos testes de condução autónoma. Numa era em que os automóveis elétricos vieram mesmo para ficar, foram instalados pontos de carga rápida um pouco por toda a área do centro técnico e já a ser implementada uma rede 5G privada para uma transmissão de dados ainda mais eficiente.

Nos cerca de 700 hectares de área que ocupa, existem atualmente mais de 20 pistas de testes e trabalham cerca de 160 pessoas, fornecendo serviços e condições de testes para mais de 90 por centro dos construtores a nível mundial. O anel de velocidade é um dos traçados mais solicitados, uma vez que o comprimento de 12,6 quilómetros permite submeter diversos modelos a testes mais exigentes, sobretudo o que são realizados a velocidades bastante elevadas ou com necessidade de diversos quilómetros consecutivos, que podem aqui ser percorridos em situações ideais e controladas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)