Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos
Lotus Emeya: O novo GT Elétrico

Lotus Elan que já pertenceu a Colin Chapman vai a leilão em fevereiro

By on 29 Janeiro, 2023

O próximo leilão da Silverstone Auctions vai contar com um conjunto de Lotus Elan provenientes de uma coleção privada muito interessante. Um deles foi mesmo o carro pessoal de Colin Chapman, o fundador da marca.

A Silverstone Auctions tem contado com verdadeiras peças de coleção nos seus leilões, desde modelos que já estiveram ligados à família real a outros que passaram alguns anos junto de pilotos ou estrelas de cinema. E agora, no seu próximo evento, que se realizará durante o Race Retro Show, estará presente uma coleção muito interessante de Lotus Elan, provenientes da Piddington Collection, de Deryck Norville.

Além dos diversos outros modelos que estarão presentes, os da Piddington Collection destacam-se justamente pela sua ligação a algumas personalidades bem conhecidas. E um deles, foi mesmo o carro pessoal de Colin Chapman, o fundador da Lotus Cars, no início dos anos 70.

“Este exemplar muito especial do Plus 2 130/5 foi fabricado pela Lotus Cars em setembro de 1972 e atribuído ao Departamento de Vendas em 9 de outubro de 1972 para uso pessoal de ACBC (Colin Chapman). Imaginamos que a equipa que montou este Plus 2 em particular teria provavelmente passado um pouco mais de tempo a verificar que tudo estava absolutamente correto, sabendo que “o chefe” iria conduzi-lo dentro de poucos dias”.

“A configuração original inclui o tom Tawny para a carroçaria, com o tejadilho em prata e o interior em vinil Oatmeal, sendo este apenas o segundo automóvel a receber esta configuração original. O carro foi utilizado por Colin até ter feito cerca de 6.600 milhas, altura em que lhe teria sido atribuído um modelo mais recente, como seria de esperar, fazendo com que o JAH 567L tenha sido colocado no museu da Lotus durante uns bons anos, até que a marca tomou a decisão de vender alguns dos seus modelos iniciais”.

Simon Langsdale of Silverstone Auctions

Além do Lotus Elan Plus 2S 130/5 de 1972 que pertenceu a Colin Chapman, os outros sete modelos provenientes da Piddington Collection também contam com diversos motivos de interesse, especialmente para os colecionadores de modelos da Lotus Cars.

  • 1966 Lotus Elan S3 ‘Peter Sellers’
  • 1966 Lotus Elan S3 Drophead Coupé ‘Emma Peel – The Avengers’
  • 1968 Lotus Elan S4 Coupé ‘Keith Duckworth’
  • 1968 Lotus Elan SE ‘Rob Walker’
  • 1969 Lotus Elan ‘Jochen Rindt’
  • 1971 Lotus Elan Sprint Drophead Coupé ‘Ron Hickman’
  • 1975 Lotus Elan Sprint

Além destes modelos, o leilão da Silverstone vai contar com mais 16 modelos da Lotus Cars, pelo que será uma oportunidade excelente para uma possível compra ou simplesmente para os ver de perto. O leilão será realizado durante o Race Retro Show, a 25 de fevereiro, no Stoneleigh Park, em Warwickshire, no Reino Unido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)