Responsáveis da Lotus falam sobre a tecnologia utilizada no seu novo Eletre
Vida a bordo do Lotus Eletre e o novo sistema de áudio desenvolvido pela KEF

Lotus Eletre: o princípio da revolução

By on 9 Julho, 2023

O Lotus Eletre é o primeiro elétrico da marca, custa a partir do 95.990€ e está preparado para condução autónoma de nível 4, fruto (também) da tecnologia Lidar. As diversas versões têm vários níveis de autonomia, e uma delas tem mais de 900 cv.


Fundada em 1952 por Colin Chapman, a Lotus sempre se destacou pela sua engenharia inovadora e designs elegantes. A marca ‘separou-se’ em dois com a operação de F1, Lotus Engineering Ltd e Team Lotus na F1, em 1986, a empresa, então junta, foi comprada pela General Motors, em 1993 passou para uma Holding, em 1996, grande parte da empresa foi vendida para à malaia Proton e em 2017, a chinesa Geely adquiriu a Lotus Cars.
É neste contexto que surge o Lotus Eletre, o primeiro elétrico da marca, no que é o começo de uma grnade revolução da marca.
Com três versões disponíveis, o Eletre é alimentado por dois motores, um em cada eixo, existem várias versões, desde a Eletre S com uma motorização de 612 cv e 710 Nm, à Eletre R, 918 cv e 985 Nm de binário.
A autonomia vai desde os 490 aos 600 km, este é o mais avançado Lotus de sempre.
O potente, eficiente e refinado grupo motopropulsor totalmente elétrico tem autonomia até 600 km (WLTP Combinado 0-100 km em menos de três segundos faz do Eletre R o SUV puramente elétrico com motor duplo mais rápido do mundo.
Pode carregar-se de forma rápida de 10 a 80 por cento em apenas 20 minutos e até 120 km de autonomia em apenas cinco minutos. Surge com conjunto completo de sistemas avançados de assistência ao condutor, incluindo o inovador sistema Lidar.
O Lotus Eletre é o primeiro de uma nova geração de SUV de performance puramente elétricos. Utiliza os princípios fundamentais e o ADN Lotus de 75 anos de design e engenharia de automóveis desportivos, transformando-os num novo e desejável veículo de Lifestyle.
Destina-se a uma nova geração de clientes da Lotus; aqueles que valorizam o desempenho dinâmico de classe mundial e o design marcante que sempre fizeram parte da experiência Lotus, e que também precisam de um veículo prático, versátil e espaçoso, orientado para a família – um veículo que esteja equipado com a mais recente tecnologia digital.
O Eletre pega no coração e na alma do mais recente automóvel desportivo da Lotus – o Emira – e na aerodinâmica revolucionária do hipercarro totalmente elétrico Evija, e reinterpreta-os como um hiper-SUV.
Após uma estreia mundial em Londres, em março de 2022, milhares de clientes em todo o mundo já efetuaram depósitos para garantir o seu Eletre.
Estão disponíveis três versões diferentes do automóvel – Eletre, Eletre S e Eletre R – com a opção de dois grupos motopropulsores.
A abrangente especificação de série do Eletre inclui suspensão pneumática ativa, controlo de amortecimento contínuo, vectorização de binário, Lotus Intelligent Dynamic Chassis Control, jantes forjadas de 22 polegadas com 10 raios em prateado com acabamento diamantado (20 polegadas com cinco raios nos mercados europeus), faróis Matrix LED, Adaptive Cruise Control, Visual Park Assist, controlo climático de quatro zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico de 12 vias, head-up display, Apple Carplay e Android Auto sem fios e um sistema KEF Premium Audio de 1.380 W e 15 altifalantes.
O Eletre S está focado nos clientes que procuram luxo. A especificação melhorada inclui características adicionais, como fecho suave das portas, vidro de privacidade, spoiler traseiro ativo, iluminação ambiente configurável, soleiras laterais iluminadas, sistema de qualidade do ar, sistema de áudio de referência KEF de 23 altifalantes e 2.160 watts e jantes forjadas de 22 polegadas com 10 raios em cinzento com acabamento diamantado.
O Eletre R tem tudo a ver com performance e beneficia do Pack Lotus Dynamic Handling (que inclui o Intelligent Active Roll Control e a Active Rear Steering), do Pack Carbono, dos pneus de performance Pirelli P Zero e de um acabamento em preto brilhante para as jantes. Existe também um sexto Modo de Condução: Track.
Os clientes do Eletre têm a oportunidade de personalizar o seu veículo de acordo com as suas necessidades, utilizando a extensa lista de packs opcionais. Estes incluem o Pack Executive Seat, Pack Comfort Seat, Pack Extended Carbon Fibre, Pack Interior Carbon Fibre, Pack Parking e Pack Highway Assist.
Para uma escolha e personalização ainda maiores por parte do cliente, muitas características dos packs estão disponíveis como opções autónomas. Existe também uma vasta gama de cores, materiais e acabamentos disponíveis no interior.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)